PT
BR
Pesquisar
Definições



metâmero

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
metâmerometâmero
( me·tâ·me·ro

me·tâ·me·ro

)


nome masculino

1. Segmento primitivo que apresenta o embrião dos vertebrados durante o seu desenvolvimento e que dá lugar mais tarde à vértebra.

2. Cada um dos anéis do corpo de um anelídeo ou articulado. = SEGMENTO, SOMITO


adjectivoadjetivo

3. [Química] [Química] Diz-se de um corpo isómero de outro.

etimologiaOrigem etimológica:grego metá, no meio de, entre, com + grego méros, -eos, parte, porção.

Auxiliares de tradução

Traduzir "metâmero" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Tenho visto e utilizado com frequência a palavra contratualização; no entanto, não sei se a mesma realmente existe em português ou se provém de outra língua qualquer.
O substantivo contratualização é uma derivação do verbo contratualizar. Estas duas palavras seguem as regras de boa formação na língua portuguesa, pois a palavra contratualizar é formada com adjunção do sufixo -izar ao adjectivo contratual, formando um verbo com o significado aproximado de “dar carácter contratual” ou “estabelecer de forma contratual”. A palavra contratualização corresponde, por sua vez, à adjunção do sufixo -ção ao verbo, designando o “acto ou efeito de contratualizar”. Ambas as palavras usam dois sufixos (-izar e -ção) de alta produtividade em português na formação de neologismos (seguem o mesmo paradigma, por exemplo, dos pares actualizar/actualização, conceptualizar/conceptualização, visualizar/visualização) e uma pesquisa em corpora e motores de busca na internet evidencia o seu uso muito divulgado.



Como se pronuncia xenofobia? É xenofobia ou zenofobia?
O x- de xenofobia pronuncia-se ch, como na palavra chave, pois esta é a pronúncia em português para a letra X em início de palavra (ex.: xadrez, xenofobia, xisto, xô). São raros os casos em que a letra x se pronuncia [z] e estes casos correspondem a um contexto intervocálico em algumas palavras começadas por e- (ex.: exagerar, exemplo, existir, exótico, exuberante) ou nos seus derivados (ex.: coexistir, inexacto, preexistir, reexaminar, sobreexaltar [ou sobre-exaltar, segundo o Acordo Ortográfico de 1990 - ver Base XVI, 1.º, alínea b)]).