PT
BR
Pesquisar
Definições



maipuré

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
maipurémaipuré
( mai·pu·ré

mai·pu·ré

)


nome masculino

1. [Brasil: Amazónia] [Brasil: Amazônia] [Ornitologia] [Ornitologia] Ave (Pionites melanocephalus) da família dos psitacídeos, de plumagem verde no dorso, amarela ou alaranjada na garganta, na nuca e nas coxas e branca no ventre, com o alto da cabeça preto, encontrada na América do Sul. = MARIANINHA-DE-CABEÇA-PRETA, PAPAGAIO-DE-CABEÇA-PRETA

2. [Brasil: Amazónia] [Brasil: Amazônia] [Ornitologia] [Ornitologia] Ave (Pionites leucogaster) da família dos psitacídeos, de plumagem verde no dorso, amarela na garganta e nas coxas e branca no ventre, com o alto da cabeça alaranjado, encontrada na América do Sul. = MARIANINHA-DE-CABEÇA-AMARELA, PAPAGAIO-DE-BARRIGA-BRANCA

etimologiaOrigem etimológica:do tupi.

Palavras vizinhas

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Na frase "Isto não lhe arrefece o ânimo", qual é o sujeito?
A frase que refere é apresentada na Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra (Lisboa: Ed. João Sá da Costa, 1998, 14.ª ed., p. 126), como exemplo de uma frase em que um pronome demonstrativo (isto) tem função de sujeito. Há vários critérios para identificar o sujeito numa frase, nomeadamente critérios de concordância em número entre o sujeito e o verbo (o pronome isto implica, por exemplo, que o verbo esteja no singular).



Sobre a conjugação do verbo ‘trazer’, no futuro do indicativo, tenho a seguinte dúvida:
(1) Trar-se-ão a Portugal.
ou
(2) Trazer-se-ão a Portugal.
Será que a primeira hipótese está correcta? Não consigo encontrar qualquer tipo de referência, no entanto surge-me intuitivamente.
O verbo trazer é irregular, nomeadamente, para o caso que nos interessa, nas formas do futuro do indicativo: trará, trarás, traremos, trareis, trarão (se se tratasse de um verbo regular, as formas seriam *trazerei, ..., *trazerão [o asterisco indica forma incorrecta]).

Quando é necessário utilizar um pronome pessoal átono (ex.: me, o, se) nas formas do futuro do indicativo (ex.: telefonará) ou do condicional (ex.: encontraria), este pronome é inserido entre o radical e a desinência do verbo (ex.: telefonará + me = telefonar-me-á; encontraria + o = encontrá-lo-ia).

Como se trata da flexão irregular trarão, a forma correcta com o pronome deverá ser trar-se-ão e não *trazer-se-ão, que é uma forma incorrecta.