PT
BR
Pesquisar
Definições



lavagem

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
lavagemlavagem
( la·va·gem

la·va·gem

)


nome feminino

1. Acto de lavar. = LAVADURA

2. Introdução de um líquido no intestino grosso, por meio de seringa, etc.

3. Operação para separar, por meio de água, as partes terrosas das partes metálicas.

4. [Medicina] [Medicina] Irrigação de órgão ou cavidade (ex.: lavagem ao estômago; lavagem intestinal).

5. Água com resíduos de comida e farinha que se dá aos porcos. = LAVADURA

6. [Informal, Depreciativo] [Informal, Depreciativo] Alimento ou bebida que contém mais água que a necessária. = ÁGUA CHILRA, LAVADURA

7. [Brasil, Informal] [Brasil, Informal] Vitória muito fácil.


lavagem cerebral

Processo de mudança profunda de pensamento, de identidade ou de personalidade, originado por uma influência exterior poderosa.

lavagem de dinheiro

Actividade que pretende esconder ou disfarçar a origem irregular ou fraudulenta de dinheiros. = BRANQUEAMENTO DE CAPITAL

etimologiaOrigem etimológica:lavar + -agem.

Auxiliares de tradução

Traduzir "lavagem" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Como se deve dizer? Filhó (singular) Filhós (plural) ou Filhós (singular) Filhoses (plural)?
A palavra filhós, por analogia com palavras terminadas pelo mesmo som (ex.: retrós, voz), forma o plural filhoses (ex.: escolheu a filhós mais pequena; as filhoses ainda estão quentes). Trata-se de uma variante da palavra filhó que, por sua vez, forma o plural filhós (ex.: a filhó é um doce típico do Natal; comeu duas filhós). Ao processo de uma forma plural passar a ser empregue para designar também o singular, Evanildo Bechara dá o nome de "plural cumulativo" (ver Moderna Gramática Portuguesa, Rio de Janeiro: Editora Lucerna, 2002, pp. 128-129). O mesmo fenómeno acontece com os substantivos ilhó e ilhós, eiró e eirós, lilá e lilás, por exemplo.

Apesar de alguns autores condenarem o uso da forma filhós para designar o singular, a mesma e o respectivo plural filhoses surgem atestados nas principais obras lexicográficas de língua portuguesa, como o Vocabulário da Língua Portuguesa (Coimbra: Coimbra Editora, 1966), de Rebelo Gonçalves, o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa (Lisboa: Academia das Ciências de Lisboa / Editorial Verbo, 2001) ou o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, (Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2001 / Lisboa: Círculo de Leitores, 2002).




Qual a abreviatura da palavra tonelada (tonelada métrica)?
A tonelada métrica é uma unidade de medida de massa, que se representa pelo símbolo t, e equivale a mil quilogramas (1 t = 1000 kg).