PT
BR
Pesquisar
Definições



lóri-de-máscara-vermelha

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
lóri-de-máscara-vermelhalóri-de-máscara-vermelha
|mâ| ou |mê| |mê|
( ló·ri·-de·-más·ca·ra·-ver·me·lha

ló·ri·-de·-más·ca·ra·-ver·me·lha

)


nome masculino

[Ornitologia] [Ornitologia] Ave (Parvipsitta pusilla) da família dos psitaculídeos. = LORIQUITO-PEQUENO

etimologiaOrigem etimológica:lóri + de + máscara + vermelha, feminino de vermelho.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Por favor, gostaria de saber qual é o plural de verbos unidos por hífen, como por exemplo quero-quero ou vai-vem.
Antes de mais, uma correcção: a forma vai-vem não existe. A forma correcta escreve-se sem hífen e com acento, vaivém (plural: vaivéns), como pode verificar pela hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.

Quanto ao substantivo quero-quero, forma o plural regular quero-queros. Os substantivos compostos por V-V (verbo-verbo) formam o plural como se fossem substantivos simples, acrescentando-se apenas o -s do plural regular (outros exemplos: treme-tremes, ruge-ruges).




Qual a forma correta: "Ela é mais alta do que ele" ou "Ela é mais alta que ele"?
Ambas as frases estão correctas porque tanto a conjunção que quanto a locução conjuncional do que introduzem o segundo termo de uma comparação, conforme pode verificar clicando na hiperligação para o Dicionário Priberam.

Geralmente, do que pode ser substituído por que: este é ainda pior do que o outro = este é ainda pior que o outro, é preferível dizer a verdade do que contar uma mentira = é preferível dizer a verdade que contar uma mentira.

No entanto, quando o segundo termo da comparação inclui um verbo finito, como em o tecido era mais resistente do que parecia, a substituição da locução do que por que não é possível e gera agramaticalidade: *o tecido era mais resistente que parecia.