PT
BR
Pesquisar
Definições



invocar

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
invocarinvocar
( in·vo·car

in·vo·car

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Chamar por meio de invocação.

2. Chamar em auxílio.

3. Implorar; evocar.

4. Recorrer ao testemunho ou autoridade de.

5. [Brasil, Informal] [Brasil, Informal] Provocar irritação a. = ABORRECER, AGASTAR, IRRITAR

6. [Brasil, Informal] [Brasil, Informal] Deixar intrigado, cismado.


verbo transitivo e pronominal

7. [Brasil, Informal] [Brasil, Informal] Causar ou sentir antipatia por. = ANTIPATIZARSIMPATIZAR

Auxiliares de tradução

Traduzir "invocar" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Como é a grafia correta das palavras horti-fruti e tutti-frutti?
A palavra hortifrúti é um regionalismo brasileiro e corresponde à redução do adjectivo hortifrutigranjeiro, ou seja, “que é relativo a produtos da horta, do pomar ou da granja”. Esta palavra está atestada no Dicionário Houaiss e no Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras e deve ser acentuada graficamente no u, pois termina em i e, se não fosse acentuada, ler-se-ia *hortifrutí (o asterisco indica incorrecção).

Tutti frutti é uma locução italiana (não uma palavra hifenizada) que desempenha função substantiva (ex.: gelado de tutti frutti) ou adjectiva (ex.: sumo tutti frutti); significa literalmente “todos os frutos” e designa uma mistura de vários frutos ou de vários aromas de frutos.




Na frase "aja como homem e pense como mulher", devo usar aja ou haja de agir? Qual é o correto?
Na frase que menciona, Aja como homem e pense como mulher, o termo correcto é aja, forma verbal (3ª pessoa do singular do imperativo, podendo também ser 1ª ou 3ª pessoa do singular do presente do conjuntivo [subjuntivo, no Português do Brasil]) de agir. É uma forma homófona, i.e., lê-se da mesma maneira mas escreve-se de modo diferente de haja, forma verbal (1ª ou 3ª pessoa do singular do presente do conjuntivo [subjuntivo, no Português do Brasil] e 3ª pessoa do singular do imperativo) de haver. Para as distinguir, talvez seja útil ter presente que pode substituir a forma aja (do verbo agir) por actue – “Aja/actue como um homem e pense como uma mulher” – e a forma haja (do verbo haver) por exista – “Haja/exista paciência!”.