PT
BR
Pesquisar
Definições



conjuro

A forma conjuropode ser [primeira pessoa singular do presente do indicativo de conjurarconjurar] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
conjuroconjuro
( con·ju·ro

con·ju·ro

)


nome masculino

1. Invocação feita com imprecação.

2. [Figurado] [Figurado] Palavras ininteligíveis.

3. Esconjuro.

conjurarconjurar
( con·ju·rar

con·ju·rar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo intransitivo

1. Promover conjuração.

2. Ser conjurado.


verbo transitivo

3. Reunir em conjuração.

4. Planear em conjuração.

5. Tramar, maquinar.

6. Fazer conjuros.

7. [Figurado] [Figurado] Suplicar, rogar com instância.

8. Esconjurar.

9. Desviar, evitar.


verbo pronominal

10. Ligar-se em conjuração.

11. Lastimar-se, queixar-se.

Auxiliares de tradução

Traduzir "conjuro" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Como é a grafia correta das palavras horti-fruti e tutti-frutti?
A palavra hortifrúti é um regionalismo brasileiro e corresponde à redução do adjectivo hortifrutigranjeiro, ou seja, “que é relativo a produtos da horta, do pomar ou da granja”. Esta palavra está atestada no Dicionário Houaiss e no Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras e deve ser acentuada graficamente no u, pois termina em i e, se não fosse acentuada, ler-se-ia *hortifrutí (o asterisco indica incorrecção).

Tutti frutti é uma locução italiana (não uma palavra hifenizada) que desempenha função substantiva (ex.: gelado de tutti frutti) ou adjectiva (ex.: sumo tutti frutti); significa literalmente “todos os frutos” e designa uma mistura de vários frutos ou de vários aromas de frutos.




O nome das disciplinas escreve-se com maiúsculas?
Apesar de usualmente as disciplinas ou áreas de estudo surgirem grafadas em maiúscula, existe grande flexibilidade na maiusculização em casos como este.

O Acordo Ortográfico de 1945, válido para a norma europeia do português, apenas previa, na sua Base XLIII, a colocação de maiúsculas “nos nomes de ciências, ramos científicos e artes, quando designam disciplinas escolares ou quadros de estudo pedagogicamente organizados: aluno de Medicina; licenciou-se em Direito [...]”.

O Formulário Ortográfico de 1943, válido para a norma brasileira do português, previa, no ponto 6.º da sua Base XVI, o uso de inicial maiúscula "nos nomes que designam artes, ciências ou disciplinas, bem como nos que sintetizam, em sentido elevado, as manifestações do engenho do saber".

O Acordo Ortográfico de 1990, válido para todas as variedades do português, estabelece a opcionalidade de letra minúscula ou maiúscula nestes casos. Com efeito, a alínea g) do ponto 1.º da Base XIX do Acordo de 1990 prevê letra inicial minúscula para "nomes que designam domínios do saber, cursos e disciplinas (opcionalmente, também com maiúscula)".