PT
BR
Pesquisar
Definições



i

A forma ipode ser[adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros], [advérbio], [nome masculino], [prefixo] ou [símbolo].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
i-i-


prefixo

O mesmo que in-.

ii
|i| |i|


nome masculino

1. Nona letra do alfabeto da língua portuguesa.

2. Um, em numeração romana. (Geralmente com maiúscula.)


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

3. Que, numa série indicada por letras, ocupa o nono lugar.


advérbio

4. [Antigo] [Antigo] Aí.


símbolo

5. [Química] [Química] Símbolo químico do iodo. (Com maiúscula.)


i grego

Nome da letra y ou Y. = ÍPSILON

vistoPlural: is ou ii.
etimologiaOrigem etimológica:latim i.
iconPlural: is ou ii.

Palavras vizinhas

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Como não encontrei no dicionário a palavra campi, solicito que me seja informado se ela existe, qual a sua origem e significado, bem como em que campo, ou situação, é utilizada.
Campi é o plural de campus, palavra latina usada sobretudo nos meios universitários para designar a área que compreende os terrenos e os edifícios de uma universidade. Veja-se o seguinte exemplo: “O tráfego entre os dois campi da Universidade do Minho, um em Braga e outro em Guimarães, é intenso.”

Por serem latinismos, aconselha-se o uso de itálico aquando da escrita de campus e de campi, para destacar que são palavras não portuguesas (conselho que se aplica aos estrangeirismos em geral).




Como devo falar ou escrever: "o Departamento a que pertence o funcionário" ou "o Departamento ao qual pertence o funcionário".
Nenhuma das expressões que refere está incorrecta, uma vez que, em orações subordinadas adjectivas relativas, o pronome relativo que pode, de uma maneira geral, ser substituído pelo seu equivalente o qual, que deverá flexionar em concordância com o género e número do antecedente (ex.: os departamentos aos quais pertence o funcionário). No caso em questão, o pronome relativo tem uma função de objecto indirecto do verbo pertencer, que selecciona complementos iniciados pela preposição a, daí que os pronomes que e o qual estejam antecedidos nestas expressões por essa preposição (a que e ao qual).

É de notar que a utilização da locução pronominal o qual e das suas flexões não deve ser feita quando se trata de uma oração relativa adjectiva restritiva que não é iniciada por preposição, isto é, quando a oração desempenha a função de um adjectivo que restringe o significado do antecedente (ex.: o departamento [que está em análise = analisado] vai ser reestruturado; *o departamento o qual está em análise vai ser reestruturado [o asterisco indica agramaticalidade]).