PT
BR
Pesquisar
Definições



galfarro

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
galfarrogalfarro
( gal·far·ro

gal·far·ro

)


nome masculino

1. [Informal, Depreciativo] [Informal, Depreciativo] Funcionário de tribunal judicial encarregado de fazer cumprir ordens judiciais. = BELEGUIM, OFICIAL DE JUSTIÇA

2. [Informal, Depreciativo] [Informal, Depreciativo] Pessoa interesseira.

3. [Informal, Depreciativo] [Informal, Depreciativo] Pessoa que ganha dinheiro à custa dos outros. = COMILÃO, ONZENEIRO

4. [Informal, Depreciativo] [Informal, Depreciativo] Vadio.

etimologiaOrigem etimológica:espanhol galfarro, oficial de justiça, homem ocioso.


Dúvidas linguísticas



É possível (correto) construir locuções com três verbos?
Uma locução é um conjunto de palavras que corresponde ao comportamento de uma palavra de determinada categoria. O número não é um critério linguístico de correcção; desde que esteja correcto do ponto de vista sintáctico e semântico, é possível uma locução com vários verbos. O mais comum são locuções com dois verbos, correspondendo a tempos compostos (ex.: tinha comido), tempos passivos (ex.: foi comido) ou a perifrásticas (ex.: começou a comer), mas é possível haver locuções com mais verbos, especialmente se se tratar de passivas ou de perifrásticas conjugadas com o auxiliar num tempo composto (ex.: tinha sido comido; tinha começado a comer). Em situações excepcionais, é possível encontrar sequências longas de formas verbais (ex.: contamos poder começar a comer às três; tínhamos contado ter podido começar a comer às três).



Qual a etimologia da palavra escolha? E da palavra subalternidade?
A palavra escolha deriva do verbo escolher, que, por sua vez, vem de uma forma latina hipotética *excolligere que significaria “recolher; obter”. A palavra subalternidade deriva de subalterno, por aposição de –idade, sufixo muito produtivo que exprime o conceito de “qualidade, característica”. Assim, subalternidade designa a condição, a qualidade de quem é subalterno.