PT
BR
Pesquisar
Definições



fuso

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
fusofuso
( fu·so

fu·so

)
Imagem

Peça vertical do centro das escadas de caracol.


nome masculino

1. Instrumento para fiar à roca.

2. Pau torneado pelo qual sobe e desce a vara do lagar. = BALURDO

3. Peça em que se enrola a corda dos relógios.

4. Peça vertical do centro das escadas de caracol.Imagem = TAMBOR

5. Cada um dos dois paus de alargar os dedos das luvas.

6. [Informal] [Informal] Perna muito magra. (Mais usado no plural.)

7. Instrumento usado para matar carneiros.

8. [Geometria] [Geometria] Parte de uma superfície esférica compreendida entre dois semicírculos máximos que têm diâmetro comum.

9. [Zoologia] [Zoologia] Molusco gastrópode.


fuso acromático

[Citologia] [Citologia]  Estrutura que surge no núcleo celular durante a metáfase, composta de microtúbulos ligados aos centrómeros dos cromossomas.

fuso horário

Cada uma das 24 divisões imaginárias da superfície terrestre em forma de fuso geométrico, e em que todos os pontos têm em princípio a mesma hora legal.

etimologiaOrigem etimológica:latim fusu, -i.

Auxiliares de tradução

Traduzir "fuso" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Ao utilizar a locução "bem como" num período longo, a vírgula virá antes ou depois da locução? Ela dá a idéia de uma pausa sonora no período?
De acordo com a Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra, e com a Moderna Gramática Portuguesa, de Evanildo Bechara, a vírgula usa-se, entre muitas outras situações, para separar orações coordenadas, como as que são introduzidas pela locução conjuntiva bem como (ex.: comprou uma saia e um casaco, bem como uns sapatos para o casamento), empregando-se antes da conjunção ou da locução conjuntiva no caso de estas apenas poderem ser usadas no início da oração, como acontece com a locução bem como.



Qual a forma correta: "Ela é mais alta do que ele" ou "Ela é mais alta que ele"?
Ambas as frases estão correctas porque tanto a conjunção que quanto a locução conjuncional do que introduzem o segundo termo de uma comparação, conforme pode verificar clicando na hiperligação para o Dicionário Priberam.

Geralmente, do que pode ser substituído por que: este é ainda pior do que o outro = este é ainda pior que o outro, é preferível dizer a verdade do que contar uma mentira = é preferível dizer a verdade que contar uma mentira.

No entanto, quando o segundo termo da comparação inclui um verbo finito, como em o tecido era mais resistente do que parecia, a substituição da locução do que por que não é possível e gera agramaticalidade: *o tecido era mais resistente que parecia.