PT
BR
Pesquisar
Definições



franquia

A forma franquiapode ser [segunda pessoa singular do imperativo de franquiarfranquiar], [terceira pessoa singular do presente do indicativo de franquiarfranquiar] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
franquiafranquia
( fran·qui·a

fran·qui·a

)


nome feminino

1. Acto ou efeito de franquiar e franquear.

2. Franqueza.

3. Isenção de direitos.

4. Pagamento de porte de cartas, encomendas postais, impressos, etc.

5. [Figurado] [Figurado] Liberdade; asilo; refúgio.

6. [Comércio] [Comércio] Exploração de produto, marca comercial ou serviço feita através de um contrato entre quem detém os direitos comerciais ou industriais e quem irá explorar esse produto, marca ou serviço, que implica geralmente um sistema de negócio fixo e pagamento de direitos.

franquiarfranquiar
( fran·qui·ar

fran·qui·ar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

Selar devidamente (ex.: franquiar cartas).

etimologiaOrigem etimológica:franquia + -ar.
Confrontar: franquear.

Auxiliares de tradução

Traduzir "franquia" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Enfim, hão-de haver outros candidatos. Está correcta?
A frase que refere está incorrecta, pois o verbo haver, no sentido de "existir", é impessoal, pelo que a frase correcta deverá ser Enfim, há-de haver outros candidatos.



O nome das disciplinas escreve-se com maiúsculas?
Apesar de usualmente as disciplinas ou áreas de estudo surgirem grafadas em maiúscula, existe grande flexibilidade na maiusculização em casos como este.

O Acordo Ortográfico de 1945, válido para a norma europeia do português, apenas previa, na sua Base XLIII, a colocação de maiúsculas “nos nomes de ciências, ramos científicos e artes, quando designam disciplinas escolares ou quadros de estudo pedagogicamente organizados: aluno de Medicina; licenciou-se em Direito [...]”.

O Formulário Ortográfico de 1943, válido para a norma brasileira do português, previa, no ponto 6.º da sua Base XVI, o uso de inicial maiúscula "nos nomes que designam artes, ciências ou disciplinas, bem como nos que sintetizam, em sentido elevado, as manifestações do engenho do saber".

O Acordo Ortográfico de 1990, válido para todas as variedades do português, estabelece a opcionalidade de letra minúscula ou maiúscula nestes casos. Com efeito, a alínea g) do ponto 1.º da Base XIX do Acordo de 1990 prevê letra inicial minúscula para "nomes que designam domínios do saber, cursos e disciplinas (opcionalmente, também com maiúscula)".