PT
BR
Pesquisar
Definições



exaltado

A forma exaltadopode ser [masculino singular particípio passado de exaltarexaltar] ou [adjectivoadjetivo].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
exaltadoexaltado
|z| |z|
( e·xal·ta·do

e·xal·ta·do

)


adjectivoadjetivo

1. Levantado.

2. Irritado.

3. Sublimado.

4. Exagerado.

5. Entusiasmado.

exaltarexaltar
|z| |z|
( e·xal·tar

e·xal·tar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Tornar alto.

2. Levantar, engrandecer.

3. Glorificar, celebrar.

4. [Figurado] [Figurado] Elevar ao mais alto grau; entusiasmar; excitar, irritar.


verbo pronominal

5. Entusiasmar-se.

6. Irritar-se.

7. Gabar-se.

Auxiliares de tradução

Traduzir "exaltado" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Qual a escrita correcta para o planeta? Urano ou Úrano?
Os vocabulários tidos como as maiores referências para o português europeu (Vocabulário da Língua Portuguesa, de Rebelo Gonçalves e Grande Vocabulário da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado) registam apenas a forma Úrano, referindo Rebelo Gonçalves que a forma Urano, apesar de corrente, “é inexacta”. Esta indicação deve-se à forma latina Uranus, em que o U da antepenúltima sílaba é uma vogal longa (sendo o -a- da penúltima sílaba uma vogal breve), o que corresponde geralmente a uma palavra esdrúxula em português.

No entanto, parece ter havido uma regularização da acentuação da palavra (em português, o padrão mais regular de acentuação é o das palavras graves, isto é, acentuadas na penúltima sílaba), e é de facto muito corrente a forma Urano, inclusivamente com registo em dicionários. Por este motivo, e apesar de a forma Úrano ser a preferida pelos autores mais puristas, pode hoje considerar-se aceitável também a forma Urano.




Qual a forma correcta de dizer em português: biossensor ou biosensor?
A grafia correcta, apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários por nós consultados, deverá ser biossensor, por analogia com outras palavras formadas a partir do prefixo de origem grega bio-, que exprime a noção de “vida”: biossatélite, biossintético, biossistema, etc. Este comportamento é também análogo ao de alguns prefixos terminados em o, como sejam retro-, socio- e tecno-, que obrigam à duplicação do r e do s quando o elemento ao qual se apõem se inicia por uma dessas consoantes.