PT
BR
Pesquisar
Definições



enxovalho

A forma enxovalhopode ser [primeira pessoa singular do presente do indicativo de enxovalharenxovalhar] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
enxovalhoenxovalho
( en·xo·va·lho

en·xo·va·lho

)


nome masculino

1. Falta de limpeza, de asseio.

2. Afronta; injúria.

3. Vergonha, humilhação que se inflige a alguém.

etimologiaOrigem etimológica:derivação regressiva de enxovalhar.
enxovalharenxovalhar
( en·xo·va·lhar

en·xo·va·lhar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e pronominal

1. Deixar ou ficar sujo, com nódoas ou sem brilho. = CONSPURCAR, MANCHAR, SUJAR

2. Deixar ou ficar marcado por dobras ou rugas. = AMARFANHAR, AMARROTAR, ENRUGARALISAR, DESAMARROTAR, ENDIREITAR

3. Agir ou ter um comportamento considerado vergonhoso ou impróprio da dignidade de alguém. = ABANDALHAR, ACHINCALHAR, CONSPURCAR, DESACREDITAR, MACULAR

4. Tornar ou ficar molhado por acção das ondas ou da rebentação do mar.


verbo transitivo

5. Dirigir insultos a. = AFRONTAR, DESLUSTRAR, INSULTAR

sinonimo ou antonimoAntónimoAntônimo geral: DESENXOVALHAR

etimologiaOrigem etimológica:origem duvidosa, talvez de enxovia.

Auxiliares de tradução

Traduzir "enxovalho" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Sobre a conjugação do verbo ‘trazer’, no futuro do indicativo, tenho a seguinte dúvida:
(1) Trar-se-ão a Portugal.
ou
(2) Trazer-se-ão a Portugal.
Será que a primeira hipótese está correcta? Não consigo encontrar qualquer tipo de referência, no entanto surge-me intuitivamente.
O verbo trazer é irregular, nomeadamente, para o caso que nos interessa, nas formas do futuro do indicativo: trará, trarás, traremos, trareis, trarão (se se tratasse de um verbo regular, as formas seriam *trazerei, ..., *trazerão [o asterisco indica forma incorrecta]).

Quando é necessário utilizar um pronome pessoal átono (ex.: me, o, se) nas formas do futuro do indicativo (ex.: telefonará) ou do condicional (ex.: encontraria), este pronome é inserido entre o radical e a desinência do verbo (ex.: telefonará + me = telefonar-me-á; encontraria + o = encontrá-lo-ia).

Como se trata da flexão irregular trarão, a forma correcta com o pronome deverá ser trar-se-ão e não *trazer-se-ão, que é uma forma incorrecta.




Qual a escrita correcta para o planeta? Urano ou Úrano?
Os vocabulários tidos como as maiores referências para o português europeu (Vocabulário da Língua Portuguesa, de Rebelo Gonçalves e Grande Vocabulário da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado) registam apenas a forma Úrano, referindo Rebelo Gonçalves que a forma Urano, apesar de corrente, “é inexacta”. Esta indicação deve-se à forma latina Uranus, em que o U da antepenúltima sílaba é uma vogal longa (sendo o -a- da penúltima sílaba uma vogal breve), o que corresponde geralmente a uma palavra esdrúxula em português.

No entanto, parece ter havido uma regularização da acentuação da palavra (em português, o padrão mais regular de acentuação é o das palavras graves, isto é, acentuadas na penúltima sílaba), e é de facto muito corrente a forma Urano, inclusivamente com registo em dicionários. Por este motivo, e apesar de a forma Úrano ser a preferida pelos autores mais puristas, pode hoje considerar-se aceitável também a forma Urano.