PT
BR
Pesquisar
Definições



digiro

A forma digiroé [primeira pessoa singular do presente do indicativo de digerirdigerir].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
digerirdigerir
( di·ge·rir

di·ge·rir

)
Conjugação:irregular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Fazer a digestão de.

2. [Informal] [Informal] Cozer a fogo lento.

3. Macerar em líquido a ferver.

4. [Figurado] [Figurado] Examinar atentamente; amadurecer com a reflexão.

5. Suportar, tolerar.

etimologiaOrigem etimológica:latim digero, -ere, levar para vários lados, dividir, separar, classificar, distribuir.

Auxiliares de tradução

Traduzir "digiro" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



A palavra pròpriamente continua a ser acentuada com acento grave? E visìvelmente?
Em 1973 foram eliminados da ortografia oficial portuguesa os acentos graves e circunflexos nas palavras derivadas com o sufixo -mente (ex.: praticamente, serodiamente, visivelmente) ou com os sufixos iniciados por z (ex.: pezinho, sozinho). Seguindo a hiperligação para o Acordo Ortográfico em vigor para a língua portuguesa de norma europeia, poderá consultar o Decreto-Lei n.º 32/73 na parte final do documento, após o texto do acordo de 1945.



Qual a escrita correcta para o planeta? Urano ou Úrano?
Os vocabulários tidos como as maiores referências para o português europeu (Vocabulário da Língua Portuguesa, de Rebelo Gonçalves e Grande Vocabulário da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado) registam apenas a forma Úrano, referindo Rebelo Gonçalves que a forma Urano, apesar de corrente, “é inexacta”. Esta indicação deve-se à forma latina Uranus, em que o U da antepenúltima sílaba é uma vogal longa (sendo o -a- da penúltima sílaba uma vogal breve), o que corresponde geralmente a uma palavra esdrúxula em português.

No entanto, parece ter havido uma regularização da acentuação da palavra (em português, o padrão mais regular de acentuação é o das palavras graves, isto é, acentuadas na penúltima sílaba), e é de facto muito corrente a forma Urano, inclusivamente com registo em dicionários. Por este motivo, e apesar de a forma Úrano ser a preferida pelos autores mais puristas, pode hoje considerar-se aceitável também a forma Urano.