PT
BR
Pesquisar
Definições



desajustadamente

A forma desajustadamentepode ser [derivação de desajustadodesajustado] ou [advérbio].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
desajustadamentedesajustadamente
( de·sa·jus·ta·da·men·te

de·sa·jus·ta·da·men·te

)


advérbio

De modo desajustado.

etimologiaOrigem etimológica:desajustado + -mente.
desajustadodesajustado
( de·sa·jus·ta·do

de·sa·jus·ta·do

)


adjectivoadjetivo

1. Que se desajustou.

2. Que não está unido ou bem ligado.

3. Que não é bom ou não é próprio para determinado efeito, lugar ou objectivo. = DESADEQUADO, IMPRÓPRIO, INADEQUADO, INCONVENIENTEADEQUADO, APROPRIADO, CONVENIENTE


adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino

4. Que ou quem mostra desequilíbrio emocional ou desadaptação social.

etimologiaOrigem etimológica:particípio de desajustar.


Dúvidas linguísticas



Tenho procurado em dicionários, perguntado para professores universitários, e ninguém consegue me dizer o nome dessa letrinha que vemos normalmente em razões sociais de empresas. Gostaria muito de saber. A letra ou símbolo é &. E muito misteriosa, pois todos sabem o que é, e ninguém sabe dizer seu nome e/ou origem.
O sinal gráfico & é frequentemente denominado em português e comercial, pois é usado para representar a conjunção copulativa e. Este sinal tem como origem a conjunção latina et (que quer dizer ‘e’) que se transformou num só símbolo gráfico na estenografia romana.



Gostaria de saber se a utilização do verbo "comer" como substantivo, em vez do mais comum "comida" pode ser considerada correcta, por exemplo nas seguintes expressões: "o comer está óptimo" ou "vou preparar o comer"
Não há nenhuma incorrecção nas frases o comer está óptimo ou vou preparar o comer, mas o substantivo comer é por vezes considerado como sendo próprio de um registo de língua informal.

Este tipo de derivação por mudança de categoria gramatical sem alteração da forma (neste caso obtém-se um substantivo a partir de um verbo) denomina-se conversão ou derivação imprópria (por não ter a junção de afixos) e é muito usual na língua (ex.: o saber não ocupa lugar, achava interessante o falar do ancião).