PT
BR
Pesquisar
Definições



defesa

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
defesadefesa
|ê| |ê|
( de·fe·sa

de·fe·sa

)
Imagem

ZoologiaZoologia

Dente canino ou incisivo de certos animais que, a par, é maior do que os outros dentes.


nome feminino

1. Acto ou efeito de defender ou defender-se. = DEFENDIMENTO, DEFENSA, DEFENSÃOATAQUE

2. Resistência a agressão, ataque ou dano.

3. Sustentação de uma tese ou proposição. = ALEGAÇÃO, JUSTIFICAÇÃO

4. [Direito] [Direito] Exposição de provas favoráveis a um réu.ACUSAÇÃO

5. [Direito] [Direito] Advogado ou conjunto de advogados do réu ou arguido.ACUSAÇÃO

6. Coisa que defende. = ABRIGO, ANTEPARO, PROTECÇÃO, RESGUARDO, VEDAÇÃO

7. [Zoologia] [Zoologia] Dente canino ou incisivo de certos animais que, a par, é maior do que os outros dentes.Imagem = COLMILHO, PRESA

8. [Fisiologia] [Fisiologia] Processo natural de o organismo resistir a agressões.

9. Conjunto dos recursos militares de um país.

10. Acto ou efeito de proibir ou interditar. = INTERDIÇÃO, PROIBIÇÃO

11. [Desporto] [Esporte] Parte de uma equipa especialmente encarregada de proteger a sua baliza.ATAQUE

12. [Desporto] [Esporte] Táctica ou jogada para defender.ATAQUE


nome de dois géneros

13. [Desporto] [Esporte] Jogador defensivo, que tem como missão fundamental impedir que a equipa contrária marque golos ou consiga pontos (ex.: defesa direito; defesa esquerdo).


defesa central

[Desporto] [Esporte]  Jogador recuado que actua na zona frontal da baliza, para impedir o ataque adversário. = CENTRAL

defesa civil

Sistema que visa proteger as populações civis em caso de catástrofe natural, guerra ou outro perigo de vida iminente. (Equivalente no português de Portugal: protecção civil.) [Geralmente com inicial maiúscula.]

defesa lateral

[Desporto] [Esporte]  Jogador que actua junto à linha lateral, com funções de defesa e de projecção para o ataque. = LATERAL

legítima defesa

Conjunto dos meios adequados para uma pessoa reagir contra uma agressão ou ameaça contra si ou contra terceiros.

Conjunto dos meios adequados para um estado reagir contra uma agressão que decorre ou está iminente, e que deve ser proporcional à ameaça ou à agressão.

etimologiaOrigem etimológica:latim defensa, -ae.

Auxiliares de tradução

Traduzir "defesa" para: Espanhol Francês Inglês

Palavras vizinhas



Dúvidas linguísticas



A palavra pròpriamente continua a ser acentuada com acento grave? E visìvelmente?
Em 1973 foram eliminados da ortografia oficial portuguesa os acentos graves e circunflexos nas palavras derivadas com o sufixo -mente (ex.: praticamente, serodiamente, visivelmente) ou com os sufixos iniciados por z (ex.: pezinho, sozinho). Seguindo a hiperligação para o Acordo Ortográfico em vigor para a língua portuguesa de norma europeia, poderá consultar o Decreto-Lei n.º 32/73 na parte final do documento, após o texto do acordo de 1945.



Estou com algumas dúvidas em relação à Língua Portuguesa:
1) É correto utilizar nos textos o sinal de pontuação ?! ou ?! ? Já vi em alguns textos, mas não sei se é correta essa utilização. Costumo às vezes utilizar, mas até hoje não sei se é correto ou não.
2) Não entendo muito bem a utilização do travessão em alguns casos. Exemplo (temos um diálogo que vem seguido da fala do narrador, e em seguida o personagem retoma a fala como no exemplo abaixo): - José venha aqui. - falou Pedro (finaliza a fala do personagem) -Vou te prender. (E este travessão?) O que vocês podem me informar sobre essa utilização de pontuação? (Travessão). Li a respeito que o segundo travessão apresentado estaria finalizando a fala do personagem, mas ao mesmo tempo como assim finalizando, se logo em seguida existe outro travessão? Não consigo compreender.
O ponto de interrogação (?) é utilizado para indicar na escrita uma pergunta directa (ex.: Vais demorar?). O ponto de exclamação (!) é utilizado para indicar na escrita um estado emotivo ou uma interjeição (ex.: Que demora!). A utilização conjunta destes dois sinais (?! ou !?) é frequente quando se pretende combinar estas duas funções e não há nada que desaconselhe a sua utilização para transmitir simultaneamente uma pergunta directa e um estado emotivo particular (ex.: Não acredito; ainda vais demorar?!).

O travessão é um sinal de pontuação usado, entre outras coisas, para introduzir uma mudança de discurso (normalmente para introduzir o discurso directo) ou de locutor. Desta forma, na frase apresentada (– José, venha aqui. – falou Pedro. – Vou te prender.), o primeiro travessão introduz o discurso directo, o segundo indica o fim do discurso directo, mostrando que o que se segue é uma indicação do narrador e já não da personagem, e o terceiro indica a retoma do discurso directo, indicando nova fala da mesma personagem.