PT
BR
Pesquisar
Definições



cururu

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
cururucururu
( cu·ru·ru

cu·ru·ru

)


nome masculino

1. [Brasil] [Brasil] [Botânica] [Botânica] Planta trepadeira, da família das sapindáceas, de suco venenoso.

2. [Brasil] [Brasil] [Botânica] [Botânica] Fruto dessa planta que os índios empregam para envenenar as flechas.

3. [Brasil] [Brasil] [Botânica] [Botânica] Árvore (Dialium guianense) da família das leguminosas, natural das Guianas e do Brasil, de madeira avermelhada e dura. = ITU

4. [Brasil] [Brasil] [Zoologia] [Zoologia] Designação comum a alguns sapos de grande porte, da família dos bufonídeos.

5. [Brasil] [Brasil] [Zoologia] [Zoologia] Designação comum a vários pequenos roedores de corpo cilíndrico, cabeça grande, orelhas muito pequenas, pescoço e cauda curtos, com garras fortes e compridas e cerdas rijas nas patas. = TUCO-TUCO

6. [Brasil] [Brasil] Espécie de batuque.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



É possível utilizar a palavra coleccionismo? Qual a justificação para não se poder utilizar?
Não há qualquer motivo para não poder utilizar coleccionismo. Este substantivo, que designa a actividade de coleccionar, está correctamente formado (da raiz latina collectio, -onis "colecção" + sufixo -ismo) e surge registado em muitos dicionários de língua.



Quando nos referimos ao Município de Pombal ou à vila qual a forma correcta de dizer? "Estou no Pombal" ou "Estou em Pombal". Ambas as formas podem estar correctas?
De acordo com pesquisas em corpora e em motores de pesquisa na Internet, o topónimo Pombal é mais utilizado sem o artigo masculino (ex.: mora em Pombal; é originário de Pombal), apesar de haver algumas ocorrências com o artigo (ex.: vive no Pombal; regressou ontem do Pombal).