PT
BR
Pesquisar
Definições



coelhita

A forma coelhitaé [derivação feminino singular de coelhocoelho].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
coelhocoelho
|â| ou |ê| |ê|
( co·e·lho

co·e·lho

)
Imagem

ZoologiaZoologia

Designação dada a diversos mamíferos lagomorfos da família dos leporídeos, muito prolíferos, de cauda curta, orelhas e patas longas, cuja raça selvagem, ou coelho bravo, escava luras nos terrenos arenosos e arborizados, e é a origem do coelho doméstico.


nome masculino

1. [Zoologia] [Zoologia] Designação dada a diversos mamíferos lagomorfos da família dos leporídeos, muito prolíferos, de cauda curta, orelhas e patas longas, cuja raça selvagem, ou coelho bravo, escava luras nos terrenos arenosos e arborizados, e é a origem do coelho doméstico.Imagem

2. [Culinária] [Culinária] Carne desse animal, usada na alimentação.

3. [Ictiologia] [Ictiologia] Peixe parecido ao ruivo.

4. [Regionalismo] [Regionalismo] Cada um dos dois pedaços compridos de carne que se tiram dos lados do lombo do porco. = LOMBELO


matar dois coelhos de uma (só) cajadada

Conseguir dois resultados ao mesmo tempo ou com a mesma acção.

etimologiaOrigem etimológica:latim cuniculus, -i.
Colectivo:Coletivo:Coletivo:coelhada.

Anagramas



Dúvidas linguísticas



É possível utilizar a palavra coleccionismo? Qual a justificação para não se poder utilizar?
Não há qualquer motivo para não poder utilizar coleccionismo. Este substantivo, que designa a actividade de coleccionar, está correctamente formado (da raiz latina collectio, -onis "colecção" + sufixo -ismo) e surge registado em muitos dicionários de língua.



Pergunta-se: Desculpe esse lugar é livre? ou está livre? Diz-se: O exercício é correcto ou está correcto?
Nas frases apontadas, aparentemente, deverá utilizar o verbo estar, pois trata-se, em ambos os casos, de uma qualidade ou estado não definitivo (ex.: esse lugar está livre, mas estará ocupado daqui a pouco; o exercício agora está certo, mas estava errado antes da correcção).

Num contexto específico, o primeiro exemplo poderá estar correcto com o verbo ser (ex.: esse lugar é livre [= não é um lugar reservado a ninguém] e poderá ser ocupado por qualquer pessoa).