PT
BR
Pesquisar
Definições



circunstancial

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
circunstancialcircunstancial
( cir·cuns·tan·ci·al

cir·cuns·tan·ci·al

)


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

1. Relativo a circunstância ou condição.

2. Que depende ou resulta de uma ou mais circunstâncias.

3. Que é formal ou adequado a certa ocasião ou personalidade (ex.: palavras circunstanciais). = DE CIRCUNSTÂNCIA

4. [Direito] [Direito] Que se baseia em indícios e deduções (ex.: prova circunstancial).

5. [Gramática] [Gramática] Que indica a circunstância em que a acção ou o facto expresso pelo verbo se deu (ex.: complemento circunstancial de lugar; complemento circunstancial de modo; complemento circunstancial de tempo).

vistoPlural: circunstanciais.
etimologiaOrigem etimológica:circunstância + -al.
iconPlural: circunstanciais.

Auxiliares de tradução

Traduzir "circunstancial" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Como é a grafia correta das palavras horti-fruti e tutti-frutti?
A palavra hortifrúti é um regionalismo brasileiro e corresponde à redução do adjectivo hortifrutigranjeiro, ou seja, “que é relativo a produtos da horta, do pomar ou da granja”. Esta palavra está atestada no Dicionário Houaiss e no Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras e deve ser acentuada graficamente no u, pois termina em i e, se não fosse acentuada, ler-se-ia *hortifrutí (o asterisco indica incorrecção).

Tutti frutti é uma locução italiana (não uma palavra hifenizada) que desempenha função substantiva (ex.: gelado de tutti frutti) ou adjectiva (ex.: sumo tutti frutti); significa literalmente “todos os frutos” e designa uma mistura de vários frutos ou de vários aromas de frutos.




USO CAPEÃO: é uma figura que se utiliza em direito, em que a pessoa solicita a propriedade de um terreno ou objecto que está na sua posse há bastante tempo mas não tem documento que prove essa posse. A palavra capeão ( ou capião ??) tem o sentido de posse.
À figura jurídica a que se refere dá-se o nome de usucapião (derivado do latim usucapionem), como poderá verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.