PT
BR
Pesquisar
Definições



ciranda

A forma cirandapode ser [segunda pessoa singular do imperativo de cirandarcirandar], [terceira pessoa singular do presente do indicativo de cirandarcirandar] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
cirandaciranda
( ci·ran·da

ci·ran·da

)


nome feminino

1. Plano inclinado de madeira com fundo de ralo para limpar areia, cal, etc., do cascalho que traz junto.

2. Joeira.

3. [Dança] [Dança] Espécie de dança popular. = CIRANDINHA

cirandarcirandar
( ci·ran·dar

ci·ran·dar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Limpar na ciranda. = ACIRANDAR, JOEIRAR, PENEIRAR


verbo intransitivo

2. [Informal] [Informal] Andar de um lado para o outro, sem rumo.

etimologiaOrigem etimológica:ciranda + -ar.

Auxiliares de tradução

Traduzir "ciranda" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Qual a frase correcta: Para puderem educar os seus descendentes, os pais deviam conduzir-se bem? ou Para poderem educar os seus descendentes, os pais deviam conduzir-se bem?
As formas poderem e puderem são duas formas verbais parónimas com alternância vocálica que correspondem a dois tempos verbais diferentes. Poderem (lê-se /pudêrem/) é a forma da terceira pessoa do plural do infinitivo pessoal do verbo poder; este tempo verbal utiliza-se para exprimir uma acção ou processo, mas sem expressar o tempo ou o momento específico (ex.: O facto de poderem optar dá-lhes grande liberdade. Enviou uma fotografia para os avós poderem ver a neta). Puderem (lê-se /pudérem/) é a forma da terceira pessoa do plural do futuro do conjuntivo do verbo poder; este tempo verbal utiliza-se para apresentar uma acção futura como possível ou hipotética, geralmente em orações subordinadas (ex.: Eles irão ao cinema se puderem). Tendo em conta o exposto, a frase correcta é Para poderem educar os seus descendentes, os pais deviam conduzir-se bem.
O corrector sintáctico do FLiP alerta, entre outras coisas, para estas relações de paronímia.




Uma vez, conversando com uma pessoa que eu não conheço na Internet, ele me disse a seguinte frase: "... não faça pré-concepções prematuras". Ele quis dizer para eu não criar uma imagem dele sem conhecê-lo. Achei isso um pleonasmo. Ele disse que não, pois indica que eu fiz uma concepção antecipada e fora do tempo. Mesmo sendo estranho a pronúncia ele estava certo?
Uma pré-concepção (ou preconceito) é um conceito criado previamente ou sem fazer um exame. No entanto, isto não quer dizer que seja necessariamente prematuro, pois este adjectivo indica que foi feito antes do tempo próprio (se se entender que pode haver um tempo próprio para fazer preconcepções). Apesar de a expressão "preconcepção prematura" poder parecer pleonástica, não o é necessariamente.