PT
BR
Pesquisar
Definições



cidade-mãe

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
cidade-mãecidade-mãe
( ci·da·de·-mãe

ci·da·de·-mãe

)


nome feminino

1. Cidade que tem controlo ou autoridade sobre outra ou outras cidades ou que tem mais importância ou relevo (ex.: esta é a cidade-mãe da região).

2. Cidade em que alguém nasceu ou onde algo se iniciou; cidade natal (ex.: regressou à sua cidade-mãe).

vistoPlural: cidades-mãe ou cidades-mães.
etimologiaOrigem etimológica:cidade + mãe.
iconPlural: cidades-mãe ou cidades-mães.


Dúvidas linguísticas



Uma vez, conversando com uma pessoa que eu não conheço na Internet, ele me disse a seguinte frase: "... não faça pré-concepções prematuras". Ele quis dizer para eu não criar uma imagem dele sem conhecê-lo. Achei isso um pleonasmo. Ele disse que não, pois indica que eu fiz uma concepção antecipada e fora do tempo. Mesmo sendo estranho a pronúncia ele estava certo?
Uma pré-concepção (ou preconceito) é um conceito criado previamente ou sem fazer um exame. No entanto, isto não quer dizer que seja necessariamente prematuro, pois este adjectivo indica que foi feito antes do tempo próprio (se se entender que pode haver um tempo próprio para fazer preconcepções). Apesar de a expressão "preconcepção prematura" poder parecer pleonástica, não o é necessariamente.



Gostaria de saber qual a forma correcta: 1) deve realçar-se que o tema... ou 2) deve-se realçar que o tema...
Para resposta à dúvida colocada, por favor consulte outra dúvida respondida sobre o mesmo assunto em posição dos clíticos em locuções verbais. Nos exemplos referidos, o verbo dever forma com o verbo realçar uma locução verbal e tem um comportamento que se aproxima do de um verbo auxiliar. Por este motivo, o clítico se poderá ser colocado depois do verbo principal (ex.: deve realçar-se), do qual depende semanticamente, ou a seguir ao verbo auxiliar (ex.: deve-se realçar). É de realçar que a posição mais consensual (e aconselhada por vários gramáticos) é a primeira, isto é, depois do verbo principal.