PT
BR
Pesquisar
Definições



cardeal

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
cardealcardeal
( car·de·al

car·de·al

)
Imagem

BotânicaBotânica

Planta ornamental (Euphorbia pulcherrima) da família das euforbiáceas, com um conjunto de folhas semelhantes a pétalas, geralmente de cor vermelha viva, dispostas à volta das flores.


nome masculino

1. [Religião católica] [Religião católica] Cada um dos prelados que constituem o Sacro Colégio e que, sendo eleitor, vota na eleição dos papas (ex.: cardeal eleitor; cardeal emérito).

2. [Botânica] [Botânica] Planta ornamental (Euphorbia pulcherrima) da família das euforbiáceas, com um conjunto de folhas semelhantes a pétalas, geralmente de cor vermelha viva, dispostas à volta das flores.Imagem = ESTRELA-DO-NATAL, FLOR-DO-NATAL, MANHÃ-DE-PÁSCOA, POINSÉTIA

3. [Ictiologia] [Ictiologia] Peixe teleósteo da família dos bericídeos (Beryx decadactylus), de corpo lateralmente espalmado e cor rosada ou avermelhada, com espinhos nas barbatanas e olhos grandes. = IMPERADOR, MELO

4. [Ornitologia] [Ornitologia] Designação dada a várias espécies de aves passeriformes da família dos cardinalídeos e da família dos traupídeos, em que em geral predomina a plumagem vermelha e uma poupa.


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

5. Que tem a maior importância. = CARDINAL, PRINCIPAL

vistoPlural: cardeais.
etimologiaOrigem etimológica:latim cardinalis, -e, relativo a dobradiça, principal.
iconPlural: cardeais.
Confrontar: cardial.
Colectivo:Coletivo:Coletivo:conclave, consistório.

Auxiliares de tradução

Traduzir "cardeal" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



É possível utilizar a palavra coleccionismo? Qual a justificação para não se poder utilizar?
Não há qualquer motivo para não poder utilizar coleccionismo. Este substantivo, que designa a actividade de coleccionar, está correctamente formado (da raiz latina collectio, -onis "colecção" + sufixo -ismo) e surge registado em muitos dicionários de língua.



USO CAPEÃO: é uma figura que se utiliza em direito, em que a pessoa solicita a propriedade de um terreno ou objecto que está na sua posse há bastante tempo mas não tem documento que prove essa posse. A palavra capeão ( ou capião ??) tem o sentido de posse.
À figura jurídica a que se refere dá-se o nome de usucapião (derivado do latim usucapionem), como poderá verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.