PT
BR
Pesquisar
Definições



calendário

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
calendáriocalendário
( ca·len·dá·ri·o

ca·len·dá·ri·o

)
Imagem

Folha, impresso ou gráfico com os dias do ano, normalmente divididos em meses e semanas.


nome masculino

1. Folha, impresso ou gráfico com os dias do ano, normalmente divididos em meses e semanas.Imagem = ALMANAQUE, FOLHINHA

2. Sistema de divisão do tempo (ex.: calendário muçulmano).

3. Conjunto de datas fixadas para realização de algo ou para emprego do tempo. = PROGRAMA


calendário gregoriano

Calendário promulgado em 1582 pelo papa Gregório XIII para corrigir o calendário juliano.

calendário juliano

Calendário solar introduzido por Júlio César no ano 46 a.C., para substituir os calendários lunares romanos, que consta de 365 dias (366 de quatro em quatro anos), agrupados em 12 meses.

calendário republicano

[História] [História]  Calendário da primeira República Francesa, instituído pela Revolução Francesa, que substituiu o calendário gregoriano de 1792 a 1806.

calendário revolucionário francês

[História] [História]  O mesmo que calendário republicano.

etimologiaOrigem etimológica:latim calendarium, -ii, registo, livro de contas, de calendas, -arum, primeiro dia de cada mês.

Auxiliares de tradução

Traduzir "calendário" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Qual é o feminino de maestro?
O feminino de maestro é maestrina.



Como devo falar ou escrever: "o Departamento a que pertence o funcionário" ou "o Departamento ao qual pertence o funcionário".
Nenhuma das expressões que refere está incorrecta, uma vez que, em orações subordinadas adjectivas relativas, o pronome relativo que pode, de uma maneira geral, ser substituído pelo seu equivalente o qual, que deverá flexionar em concordância com o género e número do antecedente (ex.: os departamentos aos quais pertence o funcionário). No caso em questão, o pronome relativo tem uma função de objecto indirecto do verbo pertencer, que selecciona complementos iniciados pela preposição a, daí que os pronomes que e o qual estejam antecedidos nestas expressões por essa preposição (a que e ao qual).

É de notar que a utilização da locução pronominal o qual e das suas flexões não deve ser feita quando se trata de uma oração relativa adjectiva restritiva que não é iniciada por preposição, isto é, quando a oração desempenha a função de um adjectivo que restringe o significado do antecedente (ex.: o departamento [que está em análise = analisado] vai ser reestruturado; *o departamento o qual está em análise vai ser reestruturado [o asterisco indica agramaticalidade]).