PT
BR
Pesquisar
Definições



basculho

A forma basculhopode ser [primeira pessoa singular do presente do indicativo de basculharbasculhar] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
basculhobasculho
( bas·cu·lho

bas·cu·lho

)


nome masculino

1. Vassoura, geralmente de cabo muito comprido, para limpar fornos, tectos ou paredes altas. = VASCULHADOR

2. Lixo resultante da limpeza de fornos, tectos ou paredes.

3. [Pejorativo] [Pejorativo] Pessoa que se ocupa em trabalhos muito ordinários.

4. [Pejorativo] [Pejorativo] Pessoa muito suja.

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: VASCULHO

etimologiaOrigem etimológica:derivação regressiva de basculhar.
basculharbasculhar
( bas·cu·lhar

bas·cu·lhar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

O mesmo que vasculhar.



Dúvidas linguísticas



Como se escreve: quere-la ou querêla?
As grafias quere-la, querê-la e querela são formas parónimas, isto é, formas diferentes com grafia e som semelhantes.

As formas quere-la e querê-la correspondem a formas verbais do verbo querer seguidas do clítico a, na forma -la (o pronome clítico -a assume a forma -la quando a forma verbal que o precede termina em -r, -s ou -z); quere-la pode transcrever-se foneticamente ['k3rilá] e corresponde à segunda pessoa do presente do indicativo (ex.: tu queres a sopa? = quere-la?), enquanto querê-la pode transcrever-se foneticamente [ki'relá] e corresponde ao infinitivo (ex.: para alcançares alguma coisa, tens de querê-la muito).

A grafia querela pode transcrever-se foneticamente [ki'r3lá] e corresponde a um substantivo feminino, cujo significado poderá consultar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.




Cronopata é erro? Pela sua etimologia, creio que estaria correctamente no dicionário... Mas não consta... Neologismo? Porque ainda não adoptado oficialmente?
As palavras cronopatia e cronopata, apesar de não se encontrarem registadas em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, estão correctamente formadas (com os elementos de formação crono-, derivado do grego khrónos, que significa “tempo”, e -patia e -pata, derivados do grego páthe, que significa “doença” ou “dor”). Na medicina, a cronopatia pode designar o conjunto de patologias que estão relacionadas com desvios, atrasos ou avanços no crescimento; pode também referir-se à incapacidade para gerir o tempo ou para cumprir horários. Cronopata será a pessoa que sofre de alguma destas patologias.