PT
BR
Pesquisar
Definições



barbeamos

Será que queria dizer barbeámos?

A forma barbeamosé [primeira pessoa plural do presente do indicativo de barbearbarbear].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
barbearbarbear
( bar·be·ar

bar·be·ar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e pronominal

1. Cortar ou rapar com uma lâmina os pêlos da cara (ex.: barbeia cada cliente com muita rapidez; cortou-se enquanto se barbeava). = FAZER A BARBA


verbo transitivo

2. [Encadernação] [Encadernação] Retocar à tesoura ou com riscador as margens de um livro, de modo a ficarem iguais.


nome masculino

3. Acto ou efeito de barbear (ex.: conselhos para um barbear perfeito).

etimologiaOrigem etimológica:barba + -ear.

Auxiliares de tradução

Traduzir "barbeamos" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Ao utilizar a locução "bem como" num período longo, a vírgula virá antes ou depois da locução? Ela dá a idéia de uma pausa sonora no período?
De acordo com a Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra, e com a Moderna Gramática Portuguesa, de Evanildo Bechara, a vírgula usa-se, entre muitas outras situações, para separar orações coordenadas, como as que são introduzidas pela locução conjuntiva bem como (ex.: comprou uma saia e um casaco, bem como uns sapatos para o casamento), empregando-se antes da conjunção ou da locução conjuntiva no caso de estas apenas poderem ser usadas no início da oração, como acontece com a locução bem como.



Tenho verificado a existência, ao longo do país , de repetição de topónimos; por exemplo: Trofa, Gondar, Bustelo. Qual é a etimologia dessas palavras?
Segundo o Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa (3.ª ed., Lisboa: Livros Horizonte, 3 vol., 2003), de José Pedro Machado, o topónimo Bustelo, muito frequente em Portugal e na Galiza, talvez seja diminutivo de busto ‘campo de pastagem’. Quanto a Gondar, o autor aventa a hipótese de provir de uma hipotética forma gótica (ou goda) Gunthi-harjis ‘exército para combate’. Por fim, o topónimo Trofa é de origem obscura.