PT
BR
Pesquisar
Definições



aprestos

A forma aprestosé [masculino plural de aprestoapresto].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
aprestoapresto
|é| |é|
( a·pres·to

a·pres·to

)


nome masculino

1. Preparo para a realização de alguma coisa. (Mais usado no plural.)

2. Coisa ou material necessário para fazer algo (ex.: aprestos de barbeiro). [Mais usado no plural.] = APETRECHO, PETRECHO

3. [Náutica] [Náutica] Material de que o navio necessita para navegar (ex.: loja de aprestos). [Mais usado no plural.]

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: APRESTE

etimologiaOrigem etimológica:a- + presto, derivação regressiva de prestar.


Dúvidas linguísticas



Pretendo esclarecer a seguinte dúvida: deve escrever-se ir DE ENCONTRO às necessidades dos clientes ou ir AO ENCONTRO das necessidades dos clientes.
Apesar de serem frequentemente confundidas, as locuções prepositivas ao encontro de e de encontro a têm significados diferentes e chegam a ser antónimas. Assim, a locução ao encontro de pode significar “na direcção de”, “à procura de” ou “em consonância com” (ex.: queria ir ao encontro das necessidades dos clientes). Pelo contrário, a locução de encontro a pode significar “em sentido oposto”, podendo ser sinónimo da preposição contra (ex.: não podia ir de encontro às necessidades dos clientes).
Estas duas locuções podem formar locuções verbais em conjugação com vários verbos (ex. correr/ir/vir ao encontro de; ir/surgir/vir de encontro a), com significados semelhantes, como se pode ver nos exemplos acima.




Os nomes próprios têm plural: ex. A Maria, as Marias?
Os nomes próprios de pessoa, ou antropónimos, também podem ser flexionados no plural, designando várias pessoas com o mesmo prenome (No ginásio há duas Marias e quatro Antónios) ou aspectos diferentes de uma mesma pessoa/personalidade (Não sei qual dos Joões prefiro: o João aventureiro que começou a empresa do zero, e que vestia calças de ganga, ou o João empresário de sucesso, que só veste roupa de marca).
Os nomes próprios usados como sobrenome podem igualmente ser flexionados no plural. Neste caso, convergem duas práticas: a mais antiga, atestada no romance Os Maias de Eça de Queirós, pluraliza artigo e nome próprio (A casa dos Silvas foi vendida) e a mais actual pluraliza apenas o artigo (Convidei os Silva para jantar).