PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

oficinal

oficinal | adj. 2 g.

Que se aplica em farmácia ou na medicina (ex.: planta oficinal)....


eufrásia | n. f.

Planta oficinal escrofulariácea....


Planta oficinal, tipo da família das escrofulariáceas, usada outrora contra as escrófulas....


espelina | n. f.

Planta cucurbitácea oficinal do Brasil....


magistral | adj. 2 g. | n. m.

Que, sendo geralmente susceptível de se estragar, se prepara quando é pedido (ex.: fórmula magistral; medicamento magistral), por oposição a oficinal....


Planta herbácea (Veronica officinalis) da família das escrofulariáceas, de flores azuladas....



Dúvidas linguísticas



Enfim, hão-de haver outros candidatos. Está correcta?
A frase que refere está incorrecta, pois o verbo haver, no sentido de "existir", é impessoal, pelo que a frase correcta deverá ser Enfim, há-de haver outros candidatos.



Como se classifica gramaticalmente a forma levemo-lo?
Gramaticalmente, levemo-lo corresponde a uma forma do verbo levar na primeira pessoa do plural do imperativo (ex.: amigos, levemos isto daqui já), seguido do pronome átono o, que assume a forma -lo por estar a seguir a uma forma verbal terminada num -s (que desaparece: levemos + o = levemo-lo).

A forma levemos, isoladamente, poderá corresponder também ao presente do conjuntivo (ex.: é preciso que levemos isto daqui), mas, como tem o pronome átono em posição enclítica (depois do verbo), não corresponde a esse tempo, pois o presente do conjuntivo é normalmente antecedido da conjunção que, com propriedades de atracção do pronome átono (ex.: é preciso que o levemos daqui), não sendo considerada gramatical uma construção proclítica nesse caso (ex.: *é preciso que levemo-lo daqui).


Ver todas