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nominativo

sigo | pron. pess. 2 g.

O mesmo que consigo....


imparissílabo | adj. | n. m.

Diz-se das palavras que no genitivo do singular têm mais sílabas que no nominativo....


laudes | n. f. pl.

Parte do ofício divino que se segue às matinas....


parissílabo | n. m.

Palavra que tem no nominativo e no genitivo o mesmo número de sílabas....


agnus dei | n. m.

Relíquia de cera branca, com a figura de um cordeiro em relevo....


subjectivo | adj. | n. m.

Relativo ao sujeito ou nele existente (ex.: realidade subjectiva)....


Erro que escapa, por inadvertência, a quem escreve....


Erro que se comete por distracção, falando....


título | n. m.

Inscrição posta na primeira página de um livro ou no alto de um jornal e que lhes serve de nome ou designação....


nominativo | adj. | adj. n. m.

Que denomina, que contém nomes....


oblíquo | adj.

Diz-se dos casos da declinação exceptuando o nominativo que se chama caso directo....



Dúvidas linguísticas



Qual é o feminino de maestro?
O feminino de maestro é maestrina.



Na frase "...o nariz afilado do Sabino. (...) Fareja, fareja, hesita..." (Miguel Torga - conto "Fronteira") em que Sabino é um homem e não um animal, deve considerar-se que figura de estilo? Não é personificação, será animismo? No mesmo conto encontrei a expressão "em seco e peco". O que quer dizer?
Relativamente à primeira dúvida, se retomarmos o contexto dos extractos que refere do conto “Fronteira” (Miguel Torga, Novos Contos da Montanha, 7ª ed., Coimbra: ed. de autor, s. d., pp. 25-36), verificamos que é o próprio Sabino que fareja. Estamos assim perante uma animalização, isto é, perante a atribuição de um verbo usualmente associado a um sujeito animal (farejar) a uma pessoa (Sabino). Este recurso é muito utilizado por Miguel Torga neste conto para transmitir o instinto de sobrevivência, quase animal, comum às gentes de Fronteira, maioritariamente contrabandistas, como se pode ver por outras instâncias de animalização: “vão deslizando da toca” (op. cit., p. 25), “E aquelas casas na extrema pureza de uma toca humana” (op. cit., p. 29), “a sua ladradela de mastim zeloso” (op. cit., p. 30), “instinto de castro-laboreiro” (op. cit., p. 31), “o seu ouvido de cão da noite” (op. cit., p. 33).

Quanto à segunda dúvida, mais uma vez é preciso retomar o contexto: “Já com Isabel fechada na pobreza da tarimba, esperou ainda o milagre de a sua obstinação acabar em tecidos, em seco e peco contrabando posto a nu” (op. cit. p.35). Trata-se de uma coocorrência privilegiada, resultante de um jogo estilístico fonético (a par do que acontece com velho e relho), que corresponde a uma dupla adjectivação pré-nominal, em que o adjectivo seco e o adjectivo peco qualificam o substantivo contrabando, como se verifica pela seguinte inversão: em contrabando seco e peco posto a nu. O que se pretende dizer é que o contrabando, composto de tecidos, seria murcho e enfezado.


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