PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

escandaloso

imoral | adj. 2 g.

Escandaloso....


bichona | n. f.

Homossexual masculino, geralmente de aparência e comportamento espalhafatosos ou escandalosos....


herói | n. m.

Pessoa que se destaca pelo seu proceder escandaloso ou incorrecto....


proeza | n. f.

Acto de valor, façanha....


roubalheira | n. f.

Extorsão escandalosa ou de grande dimensão....


edificante | adj. 2 g. n. 2 g.

Escandaloso; que é de mau exemplo....


frança | adj. 2 g. n. 2 g. | adj. 2 g.

Garrido ou escandaloso na maneira de se vestir ou de se comportar....


Que causa escândalo; vergonhoso, indecoroso....


bandeiroso | adj.

Que chama a atenção por ser indiscreto ou escandaloso....


xoroca | n. f.

Mulher velha considerada escandalosa ou ridícula....


bicha-louca | n. 2 g.

Homossexual masculino, geralmente de aparência e comportamento espalhafatosos ou escandalosos....



Dúvidas linguísticas



Como não encontrei no dicionário a palavra campi, solicito que me seja informado se ela existe, qual a sua origem e significado, bem como em que campo, ou situação, é utilizada.
Campi é o plural de campus, palavra latina usada sobretudo nos meios universitários para designar a área que compreende os terrenos e os edifícios de uma universidade. Veja-se o seguinte exemplo: “O tráfego entre os dois campi da Universidade do Minho, um em Braga e outro em Guimarães, é intenso.”

Por serem latinismos, aconselha-se o uso de itálico aquando da escrita de campus e de campi, para destacar que são palavras não portuguesas (conselho que se aplica aos estrangeirismos em geral).




Como devo falar ou escrever: "o Departamento a que pertence o funcionário" ou "o Departamento ao qual pertence o funcionário".
Nenhuma das expressões que refere está incorrecta, uma vez que, em orações subordinadas adjectivas relativas, o pronome relativo que pode, de uma maneira geral, ser substituído pelo seu equivalente o qual, que deverá flexionar em concordância com o género e número do antecedente (ex.: os departamentos aos quais pertence o funcionário). No caso em questão, o pronome relativo tem uma função de objecto indirecto do verbo pertencer, que selecciona complementos iniciados pela preposição a, daí que os pronomes que e o qual estejam antecedidos nestas expressões por essa preposição (a que e ao qual).

É de notar que a utilização da locução pronominal o qual e das suas flexões não deve ser feita quando se trata de uma oração relativa adjectiva restritiva que não é iniciada por preposição, isto é, quando a oração desempenha a função de um adjectivo que restringe o significado do antecedente (ex.: o departamento [que está em análise = analisado] vai ser reestruturado; *o departamento o qual está em análise vai ser reestruturado [o asterisco indica agramaticalidade]).


Ver todas