PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

cambaxirra

camaxirra | n. f.

Designação dada a várias aves passeriformes da família dos trogloditídeos....


cambaxilra | n. f.

Designação dada a várias aves passeriformes da família dos trogloditídeos....


cambaxirra | n. f.

Designação dada a várias aves passeriformes da família dos trogloditídeos....


Ave passeriforme (Troglodytes aedon) da família dos trogloditídeos....


Ave passeriforme (Odontorchilus cinereus) da família dos trogloditídeos....


Ave passeriforme (Hylorchilus navai) da família dos trogloditídeos....


Ave passeriforme (Ferminia cerverai) da família dos trogloditídeos....


Ave passeriforme (Troglodytes aedon) da família dos trogloditídeos....


Ave passeriforme (Salpinctes obsoletus) da família dos trogloditídeos....




Dúvidas linguísticas



É possível utilizar a palavra coleccionismo? Qual a justificação para não se poder utilizar?
Não há qualquer motivo para não poder utilizar coleccionismo. Este substantivo, que designa a actividade de coleccionar, está correctamente formado (da raiz latina collectio, -onis "colecção" + sufixo -ismo) e surge registado em muitos dicionários de língua.



Como devo falar ou escrever: "o Departamento a que pertence o funcionário" ou "o Departamento ao qual pertence o funcionário".
Nenhuma das expressões que refere está incorrecta, uma vez que, em orações subordinadas adjectivas relativas, o pronome relativo que pode, de uma maneira geral, ser substituído pelo seu equivalente o qual, que deverá flexionar em concordância com o género e número do antecedente (ex.: os departamentos aos quais pertence o funcionário). No caso em questão, o pronome relativo tem uma função de objecto indirecto do verbo pertencer, que selecciona complementos iniciados pela preposição a, daí que os pronomes que e o qual estejam antecedidos nestas expressões por essa preposição (a que e ao qual).

É de notar que a utilização da locução pronominal o qual e das suas flexões não deve ser feita quando se trata de uma oração relativa adjectiva restritiva que não é iniciada por preposição, isto é, quando a oração desempenha a função de um adjectivo que restringe o significado do antecedente (ex.: o departamento [que está em análise = analisado] vai ser reestruturado; *o departamento o qual está em análise vai ser reestruturado [o asterisco indica agramaticalidade]).


Ver todas