PT
BR
Pesquisar
Definições



veículo

Será que queria dizer veiculo?
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
veículoveículo
( ve·í·cu·lo

ve·í·cu·lo

)


nome masculino

1. Qualquer meio de transporte.

2. Viatura, carro, automóvel.

3. Aquilo que conduz, auxilia ou promove.

4. Meio de transmissão, de propagação ou de divulgação.

5. [Farmácia] [Farmácia] Excipiente líquido.


veículo utilitário desportivo

[Automóvel] [Automóvel]  Veículo automóvel ligeiro, para uso recreativo e familiar, que conjuga características de um veículo todo-o-terreno, como suspensão elevada e, normalmente, tracção às quatro rodas, com as de um carro destinado a circular na estrada e na cidade.

etimologiaOrigem etimológica:latim vehiculum, -i.

Auxiliares de tradução

Traduzir "veículo" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Tenho, há algum tempo, uma "discussão" com uma amiga relativamente à palavra "espilro". Eu digo que esta palavra existe há muito, muito tempo, ao passo que a minha amiga diz que só passou a existir segundo o novo acordo ortográfico. Podem ajudar a esclarecer-nos?
Não encontrámos uma datação para a palavra espilro, mas esta palavra (e o verbo de que deriva regressivamente, espilrar), provém de uma epêntese em espirro (espirro > espilro) e não terá com certeza surgido como consequência do novo Acordo Ortográfico. Rebelo Gonçalves, no seu Vocabulário da Língua Portuguesa (Coimbra: Coimbra Editora, 1966) regista espilrar e espilro, afirmando que se trata de um registo popular. Idêntica informação é fornecida pelo Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.



Os nomes próprios têm plural: ex. A Maria, as Marias?
Os nomes próprios de pessoa, ou antropónimos, também podem ser flexionados no plural, designando várias pessoas com o mesmo prenome (No ginásio há duas Marias e quatro Antónios) ou aspectos diferentes de uma mesma pessoa/personalidade (Não sei qual dos Joões prefiro: o João aventureiro que começou a empresa do zero, e que vestia calças de ganga, ou o João empresário de sucesso, que só veste roupa de marca).
Os nomes próprios usados como sobrenome podem igualmente ser flexionados no plural. Neste caso, convergem duas práticas: a mais antiga, atestada no romance Os Maias de Eça de Queirós, pluraliza artigo e nome próprio (A casa dos Silvas foi vendida) e a mais actual pluraliza apenas o artigo (Convidei os Silva para jantar).