PT
BR
Pesquisar
Definições



treme-treme

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
treme-tremetreme-treme
( tre·me·-tre·me

tre·me·-tre·me

)


nome masculino

1. [Informal] [Informal] Tremor constante.

2. [Informal] [Informal] Lixadeira eléctrica.

3. [Ictiologia] [Ictiologia] Peixe fluvial da América tropical, semelhante à enguia e capaz de produzir uma carga eléctrica como mecanismo de defesa. = ENGUIA-ELÉCTRICA, PEIXE-ELÉCTRICO, PORAQUÊ

vistoPlural: treme-tremes.
etimologiaOrigem etimológica:forma do verbo tremer, com redobro.
iconPlural: treme-tremes.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Como se pronuncia xenofobia? É xenofobia ou zenofobia?
O x- de xenofobia pronuncia-se ch, como na palavra chave, pois esta é a pronúncia em português para a letra X em início de palavra (ex.: xadrez, xenofobia, xisto, xô). São raros os casos em que a letra x se pronuncia [z] e estes casos correspondem a um contexto intervocálico em algumas palavras começadas por e- (ex.: exagerar, exemplo, existir, exótico, exuberante) ou nos seus derivados (ex.: coexistir, inexacto, preexistir, reexaminar, sobreexaltar [ou sobre-exaltar, segundo o Acordo Ortográfico de 1990 - ver Base XVI, 1.º, alínea b)]).



Está correto usar desimobilizar como antônimo de imobilizar? Se não, que palavra utilizar para o ato contrário à imobilização?
As palavras desimobilizar, desmobilizar e mobilizar são antónimas de imobilizar, assim como desimobilização, desmobilização e mobilização são antónimos de imobilização.