PT
BR
Pesquisar
Definições



toxicose

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
toxicosetoxicose
|cs| |cs|
( to·xi·co·se

to·xi·co·se

)


nome feminino

[Medicina] [Medicina] Intoxicação grave caracterizada por uma diarreia com desnutrição, por um enfraquecimento dos processos de defesa, e devida à acção das toxinas segregadas por micróbios que proliferam nos intestinos, nas vias respiratórias, no ouvido médio, etc. (Ataca sobretudo a primeira infância.)

etimologiaOrigem etimológica:toxico- + -ose.

Auxiliares de tradução

Traduzir "toxicose" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Queria saber o antónimo de romântico.
À palavra romântico não corresponde directamente outra palavra antónima. Uma pessoa que não é romântica não é necessariamente insensível, fria ou impassível, pelo que será mais aconselhado utilizar a construção não romântico para designar alguém que possui falta de romantismo.



Gostaria que me informassem se a palavra sedeado existe. Esta palavra é normalmente utilizada de forma generalizada, com o seguinte significado: "com sede em". Uma vez que não consigo encontrar esta palavra em nenhum dicionário ou prontuário, gostaria apenas de saber se ela existe na língua portuguesa.
A forma correcta da palavra que procura com o significado "que tem sede em" é sediado e não sedeado. Esta existe, mas tem um outro significado, como poderá constatar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa na entrada sedear.

Ambas as formas (sediar e sedear) se encontram registadas em vários dicionários de língua portuguesa.