PT
BR
Pesquisar
Definições



sutura

A forma suturapode ser [segunda pessoa singular do imperativo de suturarsuturar], [terceira pessoa singular do presente do indicativo de suturarsuturar] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
suturasutura
( su·tu·ra

su·tu·ra

)
Imagem

MedicinaMedicina

Conjunto de pontos que resulta dessa operação.


nome feminino

1. [Anatomia] [Anatomia] Articulação dentada dos ossos do crânio e de alguns da face. = COMISSURA

2. [Medicina] [Medicina] Operação que consiste em coser os lábios de uma ferida. = RAFIA

3. [Medicina] [Medicina] Conjunto de pontos que resulta dessa operação.Imagem = COSTURA

4. [Botânica] [Botânica] Linha segundo a qual se operam a junção e separação das valvas nos frutos.

5. [Zoologia] [Zoologia] Linha recta que junta entre si os élitros dos insectos coleópteros.

6. Linha de junção das voltas da espiral nas conchas bivalves.

suturarsuturar
( su·tu·rar

su·tu·rar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

Fazer a sutura de.

Auxiliares de tradução

Traduzir "sutura" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Estou com algumas dúvidas em relação à Língua Portuguesa:
1) É correto utilizar nos textos o sinal de pontuação ?! ou ?! ? Já vi em alguns textos, mas não sei se é correta essa utilização. Costumo às vezes utilizar, mas até hoje não sei se é correto ou não.
2) Não entendo muito bem a utilização do travessão em alguns casos. Exemplo (temos um diálogo que vem seguido da fala do narrador, e em seguida o personagem retoma a fala como no exemplo abaixo): - José venha aqui. - falou Pedro (finaliza a fala do personagem) -Vou te prender. (E este travessão?) O que vocês podem me informar sobre essa utilização de pontuação? (Travessão). Li a respeito que o segundo travessão apresentado estaria finalizando a fala do personagem, mas ao mesmo tempo como assim finalizando, se logo em seguida existe outro travessão? Não consigo compreender.
O ponto de interrogação (?) é utilizado para indicar na escrita uma pergunta directa (ex.: Vais demorar?). O ponto de exclamação (!) é utilizado para indicar na escrita um estado emotivo ou uma interjeição (ex.: Que demora!). A utilização conjunta destes dois sinais (?! ou !?) é frequente quando se pretende combinar estas duas funções e não há nada que desaconselhe a sua utilização para transmitir simultaneamente uma pergunta directa e um estado emotivo particular (ex.: Não acredito; ainda vais demorar?!).

O travessão é um sinal de pontuação usado, entre outras coisas, para introduzir uma mudança de discurso (normalmente para introduzir o discurso directo) ou de locutor. Desta forma, na frase apresentada (– José, venha aqui. – falou Pedro. – Vou te prender.), o primeiro travessão introduz o discurso directo, o segundo indica o fim do discurso directo, mostrando que o que se segue é uma indicação do narrador e já não da personagem, e o terceiro indica a retoma do discurso directo, indicando nova fala da mesma personagem.




Em uma determinada frase foi usado: "Em acontecendo que o caso seja revisto..... "
Esta construção da frase acima está correta?
No português contemporâneo, a construção com o gerúndio antecedido da preposição em é possível, apesar de relativamente rara.

Esta construção é enfática, não acrescenta nenhuma informação ao uso do gerúndio simples. É possível encontrá-la com uma função adverbial, geralmente para indicar simultaneidade ou anterioridade imediata (ex.: em chegando o tempo quente, vamos à praia), ou ainda para indicar um valor condicional (ex.: em querendo [= se ele quiser], ele consegue; em sendo necessário [= se for necessário], eu venho cá ajudar).