PT
BR
Pesquisar
Definições



sinalefa

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
sinalefasinalefa
|é| |é|
( si·na·le·fa

si·na·le·fa

)


nome feminino

1. [Gramática] [Gramática] Reunião de duas sílabas numa só por sinérese, crase ou elisão.

2. [Encadernação] [Encadernação] Ferramenta de encadernador para dourar os filetes na lombada da encadernação.

3. [Portugal] [Portugal] Sinal gráfico, geralmente pouco claro (ex.: a página tinha umas sinalefas que não compreendia).

4. [Portugal, Informal] [Portugal, Informal] Gesto feito com a cabeça, olhos ou mãos, geralmente para assinalar ou chamar a atenção para algo (ex.: fez-lhe uma sinalefa para não falar mais). = ACENO, SINAL

etimologiaOrigem etimológica:grego sunaloifê, -ês.

Auxiliares de tradução

Traduzir "sinalefa" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Qual é o plural de porta-voz?
De acordo com a Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra (p. 188), quando uma palavra hifenizada é composta por um verbo e um substantivo, apenas este último adquire a flexão do plural. Assim, o plural de porta-voz é porta-vozes, tal como o plural de guarda-chuva é guarda-chuvas e o de beija-flor é beija-flores.



Tenho uma dúvida sobre o uso do acento grave (chamamos de crase aqui no Brasil). Um amigo me disse que pode-se escrever à favor, alegando que é opcional o uso da crase em locuções adverbiais. Ele está correto?
A crase à é uma contracção da preposição a com o artigo definido feminino a. Para haver o uso desta crase, é necessário que haja um substantivo feminino a seguir que justifique o uso do artigo definido feminino (ex.: estava à frente = estava a[PREP]+a[ART] frente; foi à caça = foi a[PREP]+a[ART] caça). Não poderá usar a crase numa expressão como a favor, pois favor é um substantivo masculino e nunca poderia ser antecedido do artigo definido feminino a. Em alguns casos poderá haver uso de crase antes de substantivos masculinos, mas apenas em situações muito específicas, em que se pode subentender locuções como moda de ou maneira de (ex.: coelho à [maneira do] caçador).
Sobre este assunto, poderá também consultar outras respostas em regência verbal e nominal, graças a deus e crase em intervalo temporal.