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secundariamente

A forma secundariamentepode ser [derivação de secundáriosecundário] ou [advérbio].

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secundariamentesecundariamente
( se·cun·da·ri·a·men·te

se·cun·da·ri·a·men·te

)


advérbio

De modo secundário.

etimologiaOrigem etimológica:secundário + -mente.
secundáriosecundário
( se·cun·dá·ri·o

se·cun·dá·ri·o

)


adjectivoadjetivo

1. Que ocupa o segundo lugar. = SEGUNDO

2. Que não é o mais importante; de segunda ordem. = ACESSÓRIOFUNDAMENTAL, PRIMÁRIO, PRINCIPAL

3. Que depende de outro.

4. Que surge como consequência ou numa segunda fase (ex.: efeito secundário).

5. Que é relativo ou pertencente ao nível de instrução média entre o ensino básico e o ensino superior ou aos estabelecimentos onde se ministra.

6. [Astronomia] [Astronomia] Diz-se de planeta que gira à roda de outro, considerado principal.

7. [Geologia] [Geologia] Relativo ou pertencente ao Secundário. = MESOZÓICO


nome masculino

8. Ensino secundário.

9. [Geologia] [Geologia] Era geológica (há aproximadamente entre 250 e 65 milhões de anos) que sucede o Paleozóico e precede o Cenozóico e que inclui o Cretácico, o Jurássico e o Triásico, caracterizada pelo domínio dos répteis e pelo aparecimento das aves e dos mamíferos didelfos. (Geralmente com inicial maiúscula.) = MESOZÓICO

etimologiaOrigem etimológica:latim secundarius, -a, -um, de segunda hora, de segunda qualidade.

Auxiliares de tradução

Traduzir "secundariamente" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



É indiferente a utilização indistinta dos verbos levantar e alevantar, rebentar e arrebentar?
As palavras que referiu são sinónimas duas a duas (alevantar = levantar, arrebentar = rebentar), sendo as formas iniciadas por a- variantes formadas pela adjunção do prefixo protético a-, sem qualquer alteração de sentido. A estas palavras podem juntar-se outros pares, como ajuntar/juntar, amostrar/mostrar, arrecuar/recuar, assoprar/soprar, ateimar/teimar, etc.

As formas com o elemento protético a- são geralmente consideradas mais informais ou características do discurso oral, devendo por isso ser evitadas em contextos que requerem alguma formalidade ou em que se quer evitar formas menos consensuais.

Apesar deste facto, não podemos fazer uma generalização destes casos para o uso do prefixo, uma vez que o prefixo a- pode ter outros valores, como os de aproximação, mudança (ex.: abaixo < a- + baixo, acertar < a- + certo + -ar) ou de privação, negação (ex.: atemporal < a- + temporal, assexuado < a- + sexuado), em que já não se trata de variação, mas de derivação.




Gostaria de saber como se deve pronunciar a palavra item: "item" ou "aitem" como tantas vezes se ouve?
O substantivo português item tem origem no advérbio latino item, com o significado "da mesma forma" ou "também" e é usado em enumerações ou listas. Em português, esta palavra pode significar "artigo" ou "uma das partes de algo". Relativamente à pronúncia da parte final da palavra, parece haver alguma oscilação entre uma pronúncia alatinada ['it3m] (em que se lê a consoante m, como em estrangeirismos como modem) e uma pronúncia de acordo com as regras gerais da terminação -em ['itãj] (em que -em se lê como uma vogal nasal, à semelhança de em ou nuvem).

Não há, no entanto, nenhum motivo para pronunciar o i inicial como [ai], pois isso não corresponde à pronúncia desta vogal em português; a pronúncia [ai]tem corresponde a uma influência da pronúncia do inglês (como em iceberg ou em ice tea), que não se justifica neste caso.

Os argumentos acima expostos podem aplicar-se a outros latinismos como idem ou ibidem.