PT
BR
Pesquisar
Definições



sabotares

A forma sabotarespode ser [segunda pessoa singular do futuro do conjuntivo de sabotarsabotar] ou [segunda pessoa singular infinitivo flexionado de sabotarsabotar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
sabotarsabotar
( sa·bo·tar

sa·bo·tar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Destruir, danificar, deteriorar voluntariamente oficinas, máquinas industriais, etc.

2. Impedir propositadamente o êxito de algo ou alguém ou agir para prejudicar algo ou alguém. = MINAR

3. [Termo ferroviário] [Termo ferroviário] Abrir entalhes em (travessas de linha férrea), para que o carril fique um tanto inclinado.

etimologiaOrigem etimológica:francês saboter.
Confrontar: cabotar.

Auxiliares de tradução

Traduzir "sabotares" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Como não encontrei no dicionário a palavra campi, solicito que me seja informado se ela existe, qual a sua origem e significado, bem como em que campo, ou situação, é utilizada.
Campi é o plural de campus, palavra latina usada sobretudo nos meios universitários para designar a área que compreende os terrenos e os edifícios de uma universidade. Veja-se o seguinte exemplo: “O tráfego entre os dois campi da Universidade do Minho, um em Braga e outro em Guimarães, é intenso.”

Por serem latinismos, aconselha-se o uso de itálico aquando da escrita de campus e de campi, para destacar que são palavras não portuguesas (conselho que se aplica aos estrangeirismos em geral).




A palavra moral é classificada como masculina ou feminina?
Tal como pode verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, a palavra moral é usada como masculina e como feminina, consoante o seu significado.

Enquanto substantivo, designando “estado de espírito, disposição”, a palavra moral é do género masculino: “É preciso levantar o moral dos jogadores!”. Nos restantes sentidos mencionados no Dicionário Priberam – “conjunto de costumes, regras”; “ética”; “lição, ensinamento” – o substantivo moral é do género feminino: “De acordo com a moral e os bons costumes.”; “Escreveu um artigo sobre os princípios da moral kantiana.”; “Qual é a moral da história dos Três Porquinhos?”.

Enquanto adjectivo, a palavra moral (= relativo aos costumes, à ética) é usada quer com nomes (substantivos) masculinos, quer com nomes femininos: “Temos o dever moral de ajudar os outros.”, “Há normas morais que é preciso cumprir.”.