PT
BR
Pesquisar
Definições



represália

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
represáliarepresália
( re·pre·sá·li·a

re·pre·sá·li·a

)


nome feminino

1. Dano que se faz sofrer a outrem, como indemnização ou resposta em relação a outro dano causado por esse outrem. = DESFORÇO, DESFORRA, RETALIAÇÃO, VINDICTA, VINGANÇA

2. Medida ou acção, geralmente violente ou negativa, de um Estado como resposta ou retaliação a medida ou acção semelhante de outro Estado.

etimologiaOrigem etimológica:talvez do italiano rappresaglia, do latim reprehensus, -a, -um, particípio passado de reprehendo, -ere, agarrar por trás, impedir de andar, retomar, censurar, criticar, acusar, condenar.

Auxiliares de tradução

Traduzir "represália" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Qual a forma correcta: frequência do quarto ou frequência no quarto ano?
O substantivo frequência é geralmente seguido da preposição de (ou das suas contracções), como indica o Dicionário de Regimes de Substantivos e Adjectivos (25.ª ed., São Paulo: Globo, 2000), de Francisco Fernandes, e como atestam pesquisas efectuadas em corpora e em motores de busca da Internet.



Gostaria que me informassem se a palavra sedeado existe. Esta palavra é normalmente utilizada de forma generalizada, com o seguinte significado: "com sede em". Uma vez que não consigo encontrar esta palavra em nenhum dicionário ou prontuário, gostaria apenas de saber se ela existe na língua portuguesa.
A forma correcta da palavra que procura com o significado "que tem sede em" é sediado e não sedeado. Esta existe, mas tem um outro significado, como poderá constatar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa na entrada sedear.

Ambas as formas (sediar e sedear) se encontram registadas em vários dicionários de língua portuguesa.