PT
BR
Pesquisar
Definições



quede

A forma quedepode ser [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de quedarquedar], [terceira pessoa singular do imperativo de quedarquedar], [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de quedarquedar], [advérbio interrogativo] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
quede1quede1
( que·de

que·de

)


advérbio interrogativo

[Brasil, Informal] [Brasil, Informal] Usa-se para interrogar onde está alguma coisa (ex.: quede o dinheiro?). = CADÊ, QUEDÊ

etimologiaOrigem etimológica:redução de que é de.
quede2quede2
( que·de

que·de

)


nome masculino

[Angola, Brasil] [Angola, Brasil] Sapato desportivo, em lona ou material semelhante e com sola de borracha. (Mais usado no plural.) = SAPATILHA

etimologiaOrigem etimológica:origem obscura, talvez de Keds®, marca registada americana.
Ver também resposta à dúvida: nomes comuns derivados de marcas registadas.
quedarquedar
( que·dar

que·dar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo intransitivo e pronominal

1. Ficar; deter-se; permanecer; parar.

2. Demorar-se.

etimologiaOrigem etimológica:latim quieto, -are, dar repouso a, fazer descansar.

Auxiliares de tradução

Traduzir "quede" para: Espanhol Francês Inglês

Palavras vizinhas

Anagramas



Dúvidas linguísticas



A palavra pròpriamente continua a ser acentuada com acento grave? E visìvelmente?
Em 1973 foram eliminados da ortografia oficial portuguesa os acentos graves e circunflexos nas palavras derivadas com o sufixo -mente (ex.: praticamente, serodiamente, visivelmente) ou com os sufixos iniciados por z (ex.: pezinho, sozinho). Seguindo a hiperligação para o Acordo Ortográfico em vigor para a língua portuguesa de norma europeia, poderá consultar o Decreto-Lei n.º 32/73 na parte final do documento, após o texto do acordo de 1945.



Não será a palavra revivalismo portuguesa? Porque não existe no dicionário? Será um estrangeirismo? Mas quantos não foram já "absorvidos" por tão correntes no português escrito e falado?
A palavra revivalismo, apesar de não se encontrar na nomenclatura do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, encontra-se registada noutros dicionários de língua portuguesa como, por exemplo, o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (Academia das Ciências de Lisboa/Verbo, Lisboa, 2001). Deriva da palavra inglesa revivalism e refere-se ao ressurgimento de ideias, modas ou tendências que fizeram parte do passado.