PT
BR
Pesquisar
Definições



plurivalentemente

A forma plurivalentementepode ser [derivação de plurivalenteplurivalente] ou [advérbio].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
plurivalentementeplurivalentemente
( plu·ri·va·len·te·men·te

plu·ri·va·len·te·men·te

)


advérbio

De modo plurivalente.

etimologiaOrigem etimológica:plurivalente + -mente.
plurivalenteplurivalente
( plu·ri·va·len·te

plu·ri·va·len·te

)


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

1. [Química] [Química] Que tem várias valências.

2. Que tem várias funções ou utilidades diferentes. = VERSÁTIL

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: POLIVALENTE

etimologiaOrigem etimológica:pluri- + valente.


Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber qual a forma correcta: 1) deve realçar-se que o tema... ou 2) deve-se realçar que o tema...
Para resposta à dúvida colocada, por favor consulte outra dúvida respondida sobre o mesmo assunto em posição dos clíticos em locuções verbais. Nos exemplos referidos, o verbo dever forma com o verbo realçar uma locução verbal e tem um comportamento que se aproxima do de um verbo auxiliar. Por este motivo, o clítico se poderá ser colocado depois do verbo principal (ex.: deve realçar-se), do qual depende semanticamente, ou a seguir ao verbo auxiliar (ex.: deve-se realçar). É de realçar que a posição mais consensual (e aconselhada por vários gramáticos) é a primeira, isto é, depois do verbo principal.



Cronopata é erro? Pela sua etimologia, creio que estaria correctamente no dicionário... Mas não consta... Neologismo? Porque ainda não adoptado oficialmente?
As palavras cronopatia e cronopata, apesar de não se encontrarem registadas em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, estão correctamente formadas (com os elementos de formação crono-, derivado do grego khrónos, que significa “tempo”, e -patia e -pata, derivados do grego páthe, que significa “doença” ou “dor”). Na medicina, a cronopatia pode designar o conjunto de patologias que estão relacionadas com desvios, atrasos ou avanços no crescimento; pode também referir-se à incapacidade para gerir o tempo ou para cumprir horários. Cronopata será a pessoa que sofre de alguma destas patologias.