PT
BR
Pesquisar
Definições



pimpinela

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
pimpinelapimpinela
|é| |é|
( pim·pi·ne·la

pim·pi·ne·la

)
Imagem

Portugal: MadeiraPortugal: Madeira

BotânicaBotânica

Planta trepadeira (Sechium edule) da família das cucurbitáceas.


nome feminino

1. [Botânica] [Botânica] Designação dada a várias espécies de plantas herbáceas do género Pimpinella, da família das apiáceas.

2. [Botânica] [Botânica] Planta herbácea (Sanguisorba minor) da família das rosáceas.

3. [Portugal: Madeira] [Portugal: Madeira] [Botânica] [Botânica] Planta trepadeira (Sechium edule) da família das cucurbitáceas.Imagem = CAIOTA, CHUCHU, MACHUCHO

4. [Portugal: Madeira] [Portugal: Madeira] [Botânica] [Botânica] Fruto comestível dessa planta.Imagem = CAIOTA, CHUCHU, MACHUCHO

etimologiaOrigem etimológica:latim tardio pimpinella ou pipinella, do latim vulgar pepo, -inis, do latim pepo, -onis, melão, pepino.

Auxiliares de tradução

Traduzir "pimpinela" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Qual é o plural de porta-voz?
De acordo com a Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra (p. 188), quando uma palavra hifenizada é composta por um verbo e um substantivo, apenas este último adquire a flexão do plural. Assim, o plural de porta-voz é porta-vozes, tal como o plural de guarda-chuva é guarda-chuvas e o de beija-flor é beija-flores.



Minha dúvida é: Por que passei a vida estudando que o correto é falar para eu fazer, para eu comer, e etc., se a frase É fácil para mim estudar não está errada? Podem explicar essa última frase.
De facto, nos contextos exemplificados com duas orações na resposta para eu/para mim (ex.: isto é para eu fazer), deverá ser usado o pronome sujeito, pois na oração para eu fazer, o pronome desempenha essa função de sujeito. No caso do exemplo É fácil para mim estudar, o contexto é semelhante àquele referido na resposta pronomes pessoais rectos e oblíquos, em que o pronome não desempenha a função de sujeito, pois esta frase pode ser decomposta em Estudar [sujeito] é fácil [predicado] para mim [adjunto adverbial de interesse].