PT
BR
Pesquisar
Definições



pau-de-mocó

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
pau-de-mocópau-de-mocó
( pau·-de·-mo·có

pau·-de·-mo·có

)
Imagem

BrasilBrasil

BotânicaBotânica

Árvore da família das leguminosas (Tipuana tipu), de grandes folhas compostas por folíolos oblongos e pequenas flores amarelas.


nome masculino

[Brasil] [Brasil] [Botânica] [Botânica] Árvore da família das leguminosas (Tipuana tipu), de grandes folhas compostas por folíolos oblongos e pequenas flores amarelas.Imagem = TIPU, TIPUANA

vistoPlural: paus-de-mocó.
etimologiaOrigem etimológica:pau + de + mocó.
iconPlural: paus-de-mocó.


Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber qual a forma correcta: 1) deve realçar-se que o tema... ou 2) deve-se realçar que o tema...
Para resposta à dúvida colocada, por favor consulte outra dúvida respondida sobre o mesmo assunto em posição dos clíticos em locuções verbais. Nos exemplos referidos, o verbo dever forma com o verbo realçar uma locução verbal e tem um comportamento que se aproxima do de um verbo auxiliar. Por este motivo, o clítico se poderá ser colocado depois do verbo principal (ex.: deve realçar-se), do qual depende semanticamente, ou a seguir ao verbo auxiliar (ex.: deve-se realçar). É de realçar que a posição mais consensual (e aconselhada por vários gramáticos) é a primeira, isto é, depois do verbo principal.



Pergunta-se: Desculpe esse lugar é livre? ou está livre? Diz-se: O exercício é correcto ou está correcto?
Nas frases apontadas, aparentemente, deverá utilizar o verbo estar, pois trata-se, em ambos os casos, de uma qualidade ou estado não definitivo (ex.: esse lugar está livre, mas estará ocupado daqui a pouco; o exercício agora está certo, mas estava errado antes da correcção).

Num contexto específico, o primeiro exemplo poderá estar correcto com o verbo ser (ex.: esse lugar é livre [= não é um lugar reservado a ninguém] e poderá ser ocupado por qualquer pessoa).