PT
BR
Pesquisar
Definições



ovinas

A forma ovinasé [feminino plural de ovinoovino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
ovinoovino
( o·vi·no

o·vi·no

)
Imagem

ZoologiaZoologia

Espécime dos ovinos, género de mamíferos bovídeos de tamanho médio, que inclui as ovelhas e os muflões.


adjectivoadjetivo

1. Relativo a ou próprio de ovelha ou carneiro (ex.: gado ovino). = OVELHUM


nome masculino

2. [Zoologia] [Zoologia] Espécime dos ovinos, género de mamíferos bovídeos de tamanho médio, que inclui as ovelhas e os muflões.Imagem

etimologiaOrigem etimológica:latim ovinus, -a, -um, relativo a ovelha.

Auxiliares de tradução

Traduzir "ovinas" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Minha dúvida é: Por que passei a vida estudando que o correto é falar para eu fazer, para eu comer, e etc., se a frase É fácil para mim estudar não está errada? Podem explicar essa última frase.
De facto, nos contextos exemplificados com duas orações na resposta para eu/para mim (ex.: isto é para eu fazer), deverá ser usado o pronome sujeito, pois na oração para eu fazer, o pronome desempenha essa função de sujeito. No caso do exemplo É fácil para mim estudar, o contexto é semelhante àquele referido na resposta pronomes pessoais rectos e oblíquos, em que o pronome não desempenha a função de sujeito, pois esta frase pode ser decomposta em Estudar [sujeito] é fácil [predicado] para mim [adjunto adverbial de interesse].



Numa frase: o fulano leva-nos o dinheiro todo. Eu quero abreviar: o fulano leva-no-lo todo. Será correcto?
Como poderá constatar na Gramática do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, na secção Pronomes, o pronome clítico de complemento directo de terceira pessoa masculino é o, sendo que, quando é antecedido de uma forma verbal ou de outro clítico terminado em s, se lhe acrescenta um l (ex.: leva-nos o dinheiro = leva-no-lo; comprou-vos o terreno = comprou-vo-lo; chamámos o professor = chamámo-lo). A mesma regra se aplica, obviamente, em caso de flexão do pronome clítico em questão (ex.: leva-nos as malas = leva-no-las; comprou-vos a casa = comprou-vo-la; chamámos os professores = chamámo-los).