PT
BR
Pesquisar
Definições



olho-de-boi

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
olho-de-boiolho-de-boi
|ôlhu| |ôlhu|
( o·lho·-de·-boi

o·lho·-de·-boi

)
Imagem

Janela circular ou ovalada.


nome masculino

1. Abertura, geralmente redonda ou oval, no tecto ou na parede de um edifício, para deixar entrar a luz. = CLARABÓIA

2. Janela circular ou ovalada.Imagem = ÓCULO

3. [Portugal] [Portugal] [Botânica] [Botânica] Designação comum a várias plantas da família das compostas. = PAMPILHO

4. [Portugal: Madeira] [Portugal: Madeira] Lanterna portátil.

5. [Brasil] [Brasil] Selo postal impresso pelo Governo Imperial brasileiro entre 1843 e 1844, com valores gravados de 30, 60 e 90 réis.

6. [Brasil] [Brasil] [Botânica] [Botânica] Árvore (Talisia esculenta) da família das sapindáceas, de folhas perenes e alternas, flores brancas dispostas em panícula, frutos drupáceos dispostos em cachos, nativa da América do Sul. = PITOMBEIRA

7. [Brasil] [Brasil] [Botânica] [Botânica] Planta trepadeira (Dioclea violacea), da família das leguminosas, de flores purpúreas e vagens com sementes grandes. = CORONHA, MUCUNÃ

8. Semente dessa planta, usada como amuleto.

9. [Ictiologia] [Ictiologia] Peixe teleósteo perciforme (Seriola lalandi) da família dos carangídeos. = CHARUTEIRO

vistoPlural: olhos-de-boi |ólhus|.
etimologiaOrigem etimológica:olho + de + boi.
iconPlural: olhos-de-boi |ólhus|.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



É indiferente a utilização indistinta dos verbos levantar e alevantar, rebentar e arrebentar?
As palavras que referiu são sinónimas duas a duas (alevantar = levantar, arrebentar = rebentar), sendo as formas iniciadas por a- variantes formadas pela adjunção do prefixo protético a-, sem qualquer alteração de sentido. A estas palavras podem juntar-se outros pares, como ajuntar/juntar, amostrar/mostrar, arrecuar/recuar, assoprar/soprar, ateimar/teimar, etc.

As formas com o elemento protético a- são geralmente consideradas mais informais ou características do discurso oral, devendo por isso ser evitadas em contextos que requerem alguma formalidade ou em que se quer evitar formas menos consensuais.

Apesar deste facto, não podemos fazer uma generalização destes casos para o uso do prefixo, uma vez que o prefixo a- pode ter outros valores, como os de aproximação, mudança (ex.: abaixo < a- + baixo, acertar < a- + certo + -ar) ou de privação, negação (ex.: atemporal < a- + temporal, assexuado < a- + sexuado), em que já não se trata de variação, mas de derivação.




Quando atendemos um telefone é correto falar "pois não"?
A locução adverbial interrogativa pois não usa-se para saber o que alguém pretende ou para mostrar disponibilidade para ouvir uma solicitação, pelo que pode ser utilizada como fórmula de atendimento de uma chamada telefónica.