PT
BR
Pesquisar
Definições



mondará

Será que queria dizer mondara?

A forma mondaráé [terceira pessoa singular do futuro do indicativo de mondarmondar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
mondarmondar
( mon·dar

mon·dar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Arrancar ervas daninhas de uma plantação ou de um jardim.

2. Limpar as árvores de ramos velhos ou de frutos em excesso. = DESBASTAR

3. [Por extensão] [Por extensão] Limpar, removendo o que é prejudicial. = EXPURGAR

4. [Figurado] [Figurado] Emendar, corrigir, rever.

etimologiaOrigem etimológica:latim mundo, -are, limpar.

Auxiliares de tradução

Traduzir "mondará" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Como não encontrei no dicionário a palavra campi, solicito que me seja informado se ela existe, qual a sua origem e significado, bem como em que campo, ou situação, é utilizada.
Campi é o plural de campus, palavra latina usada sobretudo nos meios universitários para designar a área que compreende os terrenos e os edifícios de uma universidade. Veja-se o seguinte exemplo: “O tráfego entre os dois campi da Universidade do Minho, um em Braga e outro em Guimarães, é intenso.”

Por serem latinismos, aconselha-se o uso de itálico aquando da escrita de campus e de campi, para destacar que são palavras não portuguesas (conselho que se aplica aos estrangeirismos em geral).




É indiferente a utilização indistinta dos verbos levantar e alevantar, rebentar e arrebentar?
As palavras que referiu são sinónimas duas a duas (alevantar = levantar, arrebentar = rebentar), sendo as formas iniciadas por a- variantes formadas pela adjunção do prefixo protético a-, sem qualquer alteração de sentido. A estas palavras podem juntar-se outros pares, como ajuntar/juntar, amostrar/mostrar, arrecuar/recuar, assoprar/soprar, ateimar/teimar, etc.

As formas com o elemento protético a- são geralmente consideradas mais informais ou características do discurso oral, devendo por isso ser evitadas em contextos que requerem alguma formalidade ou em que se quer evitar formas menos consensuais.

Apesar deste facto, não podemos fazer uma generalização destes casos para o uso do prefixo, uma vez que o prefixo a- pode ter outros valores, como os de aproximação, mudança (ex.: abaixo < a- + baixo, acertar < a- + certo + -ar) ou de privação, negação (ex.: atemporal < a- + temporal, assexuado < a- + sexuado), em que já não se trata de variação, mas de derivação.