PT
BR
Pesquisar
Definições



malimbe-de-coroa-laranja

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
malimbe-de-coroa-laranjamalimbe-de-coroa-laranja
( ma·lim·be·-de·-co·ro·a·-la·ran·ja

ma·lim·be·-de·-co·ro·a·-la·ran·ja

)


nome masculino

[Ornitologia] [Ornitologia] Ave passeriforme (Malimbus racheliae) da família dos ploceídeos. = MALIMBO-DE-RACHEL

etimologiaOrigem etimológica:malimbe + de + coroa + laranja.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Tenho, há algum tempo, uma "discussão" com uma amiga relativamente à palavra "espilro". Eu digo que esta palavra existe há muito, muito tempo, ao passo que a minha amiga diz que só passou a existir segundo o novo acordo ortográfico. Podem ajudar a esclarecer-nos?
Não encontrámos uma datação para a palavra espilro, mas esta palavra (e o verbo de que deriva regressivamente, espilrar), provém de uma epêntese em espirro (espirro > espilro) e não terá com certeza surgido como consequência do novo Acordo Ortográfico. Rebelo Gonçalves, no seu Vocabulário da Língua Portuguesa (Coimbra: Coimbra Editora, 1966) regista espilrar e espilro, afirmando que se trata de um registo popular. Idêntica informação é fornecida pelo Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.



Minha dúvida é: Por que passei a vida estudando que o correto é falar para eu fazer, para eu comer, e etc., se a frase É fácil para mim estudar não está errada? Podem explicar essa última frase.
De facto, nos contextos exemplificados com duas orações na resposta para eu/para mim (ex.: isto é para eu fazer), deverá ser usado o pronome sujeito, pois na oração para eu fazer, o pronome desempenha essa função de sujeito. No caso do exemplo É fácil para mim estudar, o contexto é semelhante àquele referido na resposta pronomes pessoais rectos e oblíquos, em que o pronome não desempenha a função de sujeito, pois esta frase pode ser decomposta em Estudar [sujeito] é fácil [predicado] para mim [adjunto adverbial de interesse].