PT
BR
Pesquisar
Definições



malimbe-de-cabeça-vermelha

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
malimbe-de-cabeça-vermelhamalimbe-de-cabeça-vermelha
|mâ| ou |mê| |mê|
( ma·lim·be·-de·-ca·be·ça·-ver·me·lha

ma·lim·be·-de·-ca·be·ça·-ver·me·lha

)


nome masculino

[Ornitologia] [Ornitologia] Ave passeriforme (Malimbus rubricollis) da família dos ploceídeos. = MALIMBO-DE-CABEÇA-VERMELHA

etimologiaOrigem etimológica:malimbe + de + cabeça + vermelha, feminino de vermelho.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Tenho, há algum tempo, uma "discussão" com uma amiga relativamente à palavra "espilro". Eu digo que esta palavra existe há muito, muito tempo, ao passo que a minha amiga diz que só passou a existir segundo o novo acordo ortográfico. Podem ajudar a esclarecer-nos?
Não encontrámos uma datação para a palavra espilro, mas esta palavra (e o verbo de que deriva regressivamente, espilrar), provém de uma epêntese em espirro (espirro > espilro) e não terá com certeza surgido como consequência do novo Acordo Ortográfico. Rebelo Gonçalves, no seu Vocabulário da Língua Portuguesa (Coimbra: Coimbra Editora, 1966) regista espilrar e espilro, afirmando que se trata de um registo popular. Idêntica informação é fornecida pelo Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.



Há uma espécie de competição na qual são realizadas três provas de três diferente esportes e que recebe o nome de triátlon. Qual seria a definição para uma competição com dois esportes distintos: diátlon ou biátlon?
Como pode constatar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, uma competição que reúne duas provas distintas pode ser referida como diatlo, diátlon, biatlo ou biátlon. Estas duas últimas formas são consideradas hibridismos, uma vez que o elemento de formação bi- é de origem latina (bis, que significa “duas vezes”) e -atlo/-átlon é de origem grega (áthlon, que significa “prova desportiva”). Os hibridismos são geralmente desaconselhados pelos gramáticos, daí que as formas diatlo e diátlon sejam consideradas preferenciais, uma vez que o elemento compositivo di- é, tal como -atlo/-átlon, de origem grega.