PT
BR
Pesquisar
Definições



literato

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
literatoliterato
( li·te·ra·to

li·te·ra·to

)


adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino

1. Que ou quem tem vasto conhecimento em letras ou em literatura. = LETRADO

2. Que ou quem denota erudição. = CULTO, DOUTO, ERUDITO, LETRADOILITERATO

3. Que ou quem se dedica à escrita. = ESCRITOR

4. Que ou quem compreende com facilidade o que lê.ILITERATO

etimologiaOrigem etimológica:latim litteratus, -a, -um, marcado com letras, instruído, culto.
Colectivo:Coletivo:Coletivo:academia, areópago, literatagem.

Auxiliares de tradução

Traduzir "literato" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Ao utilizar a locução "bem como" num período longo, a vírgula virá antes ou depois da locução? Ela dá a idéia de uma pausa sonora no período?
De acordo com a Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra, e com a Moderna Gramática Portuguesa, de Evanildo Bechara, a vírgula usa-se, entre muitas outras situações, para separar orações coordenadas, como as que são introduzidas pela locução conjuntiva bem como (ex.: comprou uma saia e um casaco, bem como uns sapatos para o casamento), empregando-se antes da conjunção ou da locução conjuntiva no caso de estas apenas poderem ser usadas no início da oração, como acontece com a locução bem como.



Qual o superlativo absoluto sintético do adjectivo maníaco?
Como é referido na resposta superlativos eruditos, o grau superlativo absoluto sintético é geralmente formado pela adjunção do sufixo -íssimo ao adjectivo. Em alguns casos, são necessárias as devidas adequações ortográficas para manter as características fonéticas do adjectivo no grau normal. Por analogia com outros adjectivos terminados em -aco (ex.: fraco - fraquíssimo; velhaco - velhaquíssimo), o superlativo absoluto sintético de maníaco parece ser maniaquíssimo. Os adjectivos terminados em -aco, tal como os terminados em -eco (ex.: seco - sequíssimo), formam este superlativo com adequação ortográfica para manter o som /k/ da sílaba final (é de referir que as formas consideradas irregulares advêm da existência de um superlativo latino como, por exemplo, opaco - opacíssimo). Os adjectivos terminados em -ico formam este superlativo geralmente sem manutenção do som /k/ da sílaba final (ex.: público - publicíssimo), embora, por vezes, haja manutenção desse som (ex.: simpático - simpatiquíssimo - simpaticíssimo).