PT
BR
Pesquisar
Definições



levita

A forma levitapode ser [segunda pessoa singular do imperativo de levitarlevitar], [terceira pessoa singular do presente do indicativo de levitarlevitar] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
levitalevita
( le·vi·ta

le·vi·ta

)


nome masculino

1. [Religião] [Religião] Indivíduo da tribo de Levi, a cujo cargo estava o serviço do templo de Jerusalém.

2. [Religião] [Religião] Sacerdote da tribo de Levi. = DIÁCONO

3. [Figurado] [Figurado] [Religião] [Religião] Pessoa que ministra os sacramentos de uma igreja. = CLÉRIGO, PADRE, SACERDOTE

4. [Informal] [Informal] [Vestuário] [Vestuário] Casaco curto à frente, abotoado até à cintura, e comprido atrás, de abas inteiras em toda a roda. = CASACA, LABITA, SOBRECASACA

etimologiaOrigem etimológica:latim Levita, -ae ou Levites, -ae, de Levi, antropónimo [personagem bíblica, fundador de uma tribo de Israel].
levitarlevitar
( le·vi·tar

le·vi·tar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo intransitivo

Erguer-se acima do solo (uma pessoa) e ficar no ar (sem nada visível que o suspenda).



Dúvidas linguísticas



Queria saber o antónimo de romântico.
À palavra romântico não corresponde directamente outra palavra antónima. Uma pessoa que não é romântica não é necessariamente insensível, fria ou impassível, pelo que será mais aconselhado utilizar a construção não romântico para designar alguém que possui falta de romantismo.



Gostaria de saber uma palavra em português que comece com "vl"? Exemplo: Vladimir, mas não pode ser nome próprio.
Nos dicionários e vocabulários de língua portuguesa à nossa disposição, constam poucos nomes comuns iniciados pelo grupo consonântico vl, tais como vladica (título conferido aos bispos na Igreja Ortodoxa), vlamíngia (género de plantas), vlax (género de insectos) e vlemê (árvore nativa de São Tomé). Tal como se pode ver pelo número reduzido de palavras, este não é um grupo consonântico usual na ortografia do português.

A sequência dessas letras também é usada em nomes próprios de origem estrangeira, como Vladimir/Vladimiro ou Vladislau, e nos seus derivados.