PT
BR
Pesquisar
Definições



inflação

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
inflaçãoinflação
|flà| |flà|
( in·fla·ção

in·fla·ção

)


nome feminino

1. Acto ou efeito de inflar. = INCHAÇÃO

2. [Economia] [Economia] Desequilíbrio económico caracterizado por uma alta geral dos preços e que provém do excesso do poder de compra da massa dos consumidores (particulares, empresas, Estado) em relação à quantidade de bens e de serviços postos à sua disposição.DEFLAÇÃO, DESINFLAÇÃO

3. Carestia resultante desse desequilíbrio.

4. Aumento excessivo.

5. [Figurado] [Figurado] Vaidade; orgulho.

6. [Astronomia] [Astronomia] Período breve de grande e rápida expansão da matéria do Universo após a grande explosão inicial, na teoria do bigue-bangue.

etimologiaOrigem etimológica:latim inflatìo, -onis, inchação, tumor.

Auxiliares de tradução

Traduzir "inflação" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Qual é o plural de porta-voz?
De acordo com a Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra (p. 188), quando uma palavra hifenizada é composta por um verbo e um substantivo, apenas este último adquire a flexão do plural. Assim, o plural de porta-voz é porta-vozes, tal como o plural de guarda-chuva é guarda-chuvas e o de beija-flor é beija-flores.



Como se classifica gramaticalmente a forma levemo-lo?
Gramaticalmente, levemo-lo corresponde a uma forma do verbo levar na primeira pessoa do plural do imperativo (ex.: amigos, levemos isto daqui já), seguido do pronome átono o, que assume a forma -lo por estar a seguir a uma forma verbal terminada num -s (que desaparece: levemos + o = levemo-lo).

A forma levemos, isoladamente, poderá corresponder também ao presente do conjuntivo (ex.: é preciso que levemos isto daqui), mas, como tem o pronome átono em posição enclítica (depois do verbo), não corresponde a esse tempo, pois o presente do conjuntivo é normalmente antecedido da conjunção que, com propriedades de atracção do pronome átono (ex.: é preciso que o levemos daqui), não sendo considerada gramatical uma construção proclítica nesse caso (ex.: *é preciso que levemo-lo daqui).