PT
BR
Pesquisar
Definições



fraldinha

A forma fraldinhapode ser [derivação feminino singular de fraldafralda] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
fraldinhafraldinha
( fral·di·nha

fral·di·nha

)


nome feminino

1. Pequena fralda.

2. Espécie de avental de couro usado pelos ferreiros.

3. Avental que usavam os porta-machados e os besteiros.

4. Avental bordado para senhoras.

5. Tecido de lã e estopa.

6. [Brasil] [Brasil] [Culinária] [Culinária] Carne bovina muito tenra, retirada da zona da alcatra, na parte interna, ao lado do filé-mignon.

etimologiaOrigem etimológica:fralda + -inha, feminino de -inho.
fraldafralda
( fral·da

fral·da

)
Imagem

Pedaço de pano ou de outro material absorvente que se usa para envolver as nádegas e a zona genital, com o objectivo de aparar as fezes e a urina dos bebés ou de pessoas com incontinência.


nome feminino

1. Parte da camisa da cintura para baixo.

2. Pedaço de pano ou de outro material absorvente que se usa para envolver as nádegas e a zona genital, com o objectivo de aparar as fezes e a urina dos bebés ou de pessoas com incontinência.Imagem = CUEIRO

3. [Por extensão] [Por extensão] Terreno que corresponde à base de serra, monte, montanha. = ABA, FALDA, SOPÉ

4. Parte inferior da armadura. = ESCARCELA, FRALDÃO

etimologiaOrigem etimológica:alteração de falda.


Dúvidas linguísticas



A palavra pròpriamente continua a ser acentuada com acento grave? E visìvelmente?
Em 1973 foram eliminados da ortografia oficial portuguesa os acentos graves e circunflexos nas palavras derivadas com o sufixo -mente (ex.: praticamente, serodiamente, visivelmente) ou com os sufixos iniciados por z (ex.: pezinho, sozinho). Seguindo a hiperligação para o Acordo Ortográfico em vigor para a língua portuguesa de norma europeia, poderá consultar o Decreto-Lei n.º 32/73 na parte final do documento, após o texto do acordo de 1945.



Na frase "aja como homem e pense como mulher", devo usar aja ou haja de agir? Qual é o correto?
Na frase que menciona, Aja como homem e pense como mulher, o termo correcto é aja, forma verbal (3ª pessoa do singular do imperativo, podendo também ser 1ª ou 3ª pessoa do singular do presente do conjuntivo [subjuntivo, no Português do Brasil]) de agir. É uma forma homófona, i.e., lê-se da mesma maneira mas escreve-se de modo diferente de haja, forma verbal (1ª ou 3ª pessoa do singular do presente do conjuntivo [subjuntivo, no Português do Brasil] e 3ª pessoa do singular do imperativo) de haver. Para as distinguir, talvez seja útil ter presente que pode substituir a forma aja (do verbo agir) por actue – “Aja/actue como um homem e pense como uma mulher” – e a forma haja (do verbo haver) por exista – “Haja/exista paciência!”.